Zelensky critica presidente búlgaro por ser contra o envio de armas a Kiev

  • Joana Abrantes Gomes
  • 7 Julho 2023

O Presidente da Bulgária é ambíguo quanto à NATO e reprova o envio de armamento à Ucrânia, contrariamente ao Governo de Sófia, que é pró-NATO e pró-UE.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticou na quinta-feira o seu homólogo búlgaro, Rumen Radev, por este se opor ao fornecimento de armas a Kiev, noticia o Politico. “Se as pessoas com valores comuns não ajudarem, o que vai fazer? Dir-se-ia: Putin, por favor, apodera-te do território búlgaro?“, questionou o Chefe de Estado da Ucrânia, durante o encontro entre ambos, depois de Radev afirmar que “não há solução militar” para a guerra e que “mais e mais armas não resolvem o problema”.

Zelensky estava de visita à Bulgária sobretudo para se encontrar com o Governo pró-NATO e pró-União Europeia, liderado pelo primeiro-ministro Nikolai Denkov, que tem demonstrado apoio ao envio de armas para a Ucrânia e está também a explorar formas de vender equipamento nuclear civil.

No encontro com o Presidente búlgaro, um antigo chefe da Força Aérea que simpatiza com a Rússia e se mostra ambíguo relativamente à Aliança Atlântica, houve uma acesa troca de palavras e Radev chegou mesmo a pedir às câmaras de televisão que abandonassem a sala do palácio presidencial onde a reunião estava a ser filmada, segundo escreve o jornal digital europeu.

“O senhor, como verdadeiro presidente, estou certo de que não permitiria um compromisso com a sua independência. Está no seu direito não apoiar a ajuda à Ucrânia. Mas gostaria que me entendesse corretamente”, declarou Zelensky, que criticou ainda Radev por ter descrito a invasão de Moscovo como “conflito” em vez de guerra.

Sublinhando que o Kremlin lançou “uma guerra de aniquilação contra os ucranianos e não contra outros países”, o Presidente ucraniano afirmou que o Governo de Sófia, que não concorda com Radev, tem razão em fornecer armas a Kiev. “O vosso exército não é mau, o vosso pessoal é bom, mas não será suficiente para lutar contra 160 milhões de pessoas. É por isso que é bom dar [armas] para que possamos defender-nos e para que a guerra não chegue até vocês”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelensky critica presidente búlgaro por ser contra o envio de armas a Kiev

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião