“Temos conseguido atrair 90% dos especialistas que terminaram formação no início deste ano”, diz ministro da Saúde
O ministro da Saúde sinalizou que é necessário "aumentar a formação dos jovens especialistas em medicina geral e familiar".
O ministro da Saúde admite que são necessárias melhorias na autonomia dos hospitais, mas sinaliza que têm “conseguido atrair 90%” dos jovens especialistas em medicina geral e familiar que “terminaram a formação no início deste ano”. Manuel Pizarro destaca ainda o fim das limitações administrativas à passagem para unidades de saúde familiar (USF) modelo B, que permitem mais médicos de família.
Questionado pelos jornalistas sobre o que se pode fazer para aumentar o número de médicos de família, o ministro sinalizou que é necessário “aumentar a formação dos jovens especialistas em medicina geral e familiar”, apontando que em janeiro começaram a formação 507 jovens médicos, em declarações transmitidas pelas televisões.
Além disso, nota, é também necessário “ser capaz de os atrair conforme se vão formando: temos conseguido atrair mais de 90% dos que acabaram a sua formação no início deste ano”, reitera.
Pizarro destacou também a importância da passagem para as USF modelo B, como já tinha sido determinado pelo Governo, que são “boas para os cidadãos, mas também para os profissionais porque há uma componente da remuneração associada ao desempenho”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Temos conseguido atrair 90% dos especialistas que terminaram formação no início deste ano”, diz ministro da Saúde
{{ noCommentsLabel }}