Portugal lança primeiro fundo de capital de risco especializado em saúde
O Biovance Capital Fund I, selecionado pelos programas Portugal Tech e InvestEU, pretende mobilizar até 60 milhões de euros e vai investir em 12 empresas na área da biotecnologia.
O primeiro fundo de capital de risco em Portugal especializado em saúde, o Biovance Capital Fund I, apresentado esta segunda-feira, é o último investimento do Portugal Tech, a parceria entre o Banco Português de Fomento e o Fundo Europeu de Investimento lançada em 2018 para apoiar o ecossistema de capital de risco em Portugal.
O Biovance Capital Fund I, selecionado pelos programas Portugal Tech e InvestEU, pretende mobilizar até 60 milhões de euros e vai investir em 12 empresas na área da biotecnologia, “com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de medicamentos inovadores para a saúde humana, em áreas terapêuticas prioritárias como a oncologia, imunologia, neurologia, entre outras”, explica o Ministério da Economia num comunicado.
“Este fundo será estratégico para o desenvolvimento do setor da biotecnologia nacional, proporcionando o capital e o acompanhamento necessários para que potenciais novos medicamentos de raiz portuguesa possam ser desenvolvidos e lançados no mercado global”, acrescenta o mesmo comunicado.
O Banco de Fomento, o Fundo Europeu de Investimento (FEI) e a Comissão Europeia, “enquanto investidores-âncora no primeiro fundo nacional especializado na área da saúde”, comprometeram-se a mobilizar em conjunto 35 milhões de euros — 17,5 milhões do BPF via Portugal Tech e 17,5 milhões da Comissão Europeia via InvestEU, ambos geridos pelo FEI — aos quais se juntará capital de investidores institucionais privados. A Caixa Capital (do grupo Caixa Geral de Depósitos) já está garantida, segundo a referida nota.
Este novo fundo vai investir em empresas do setor da biotecnologia que estejam a desenvolver medicamentos inovadores para a saúde humana em fase inicial e contará na equipa de gestão com um médico e dois cientistas, todos com doutoramento e carreiras de investigação em instituições internacionais de referência, como Harvard Medical School, MIT e Imperial College.
O ministro da Economia, António Costa Silva, na apresentação, sublinhou que este fundo “vai ter um contributo muito relevante para a promoção do investimento em startups de biotecnologia, permitindo o desenvolvimento de novos medicamentos, como resultado da forte cooperação entre o BPF e o Grupo BEI e a complementaridade entre o financiamento nacional, assegurado pelo IAPMEI, e da União Europeia através do Programa InvestEU”.
O Portugal Tech é um programa de investimento de 100 milhões de euros, gerido pelo FEI e focado no desenvolvimento do ecossistema de capital de risco em Portugal. O programa conta com 50 milhões de euros de capital nacional proveniente do Fundo de Capital e Quase Capital, que tem como sociedade gestora o Banco de Fomento. Está totalmente comprometido em seis fundos portugueses, com um valor total alavancado de mais de 400 milhões de euros. Os fundos selecionados pelo Portugal Tech já investiram mais de 100 milhões de euros em 55 startups, como por exemplo os unicórnios Sword Health, Anchorage e Remote.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal lança primeiro fundo de capital de risco especializado em saúde
{{ noCommentsLabel }}