Hoje nas notícias: Preço dos alimentos, voos e Função Pública
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Os preços dos alimentos, o caos nos aeroportos e a progressão na carreira dos funcionários públicos estão a marcar a atualidade noticiosa esta terça-feira de manhã.
Preço da maioria dos alimentos baixa, mas fruta e carne de porco resistem
O preço da maioria dos alimentos está a descer. Segundo Rita Rodrigues, da Deco Proteste, o preço base dos produtos está a diminuir de forma mais consolidada, com exceção de alguns produtos, na maioria frescos. No dia em que se assinalam três meses de “IVA zero” em 46 categorias de bens alimentares, a maioria está mais barata, com uma redução de 7,15% na última atualização da organização. No entanto, alguns produtos, como brócolos, couve-flor, maçã Golden, laranja e lombo de porco estão mais caros desde então. O óleo alimentar foi o que teve a maior queda.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Mais de um terço dos voos sofreram atrasos até junho
Até junho deste ano, mais de um terço dos voos a partir de Portugal sofreram atrasos ou cancelamentos, um aumento de 67% em relação a 2022, segundo dados da AirHelp. Cerca de 4,8 milhões de passageiros foram afetados e 250 mil podem ser elegíveis para compensação. A TAP foi a companhia com mais perturbações, com 40% dos seus passageiros prejudicados, enquanto Swiss Airlines, Lufthansa e EasyJet tiveram os piores índices de pontualidade. O aeroporto Humberto Delgado, que se encontra próximo da capacidade máxima, destacou-se pela negativa.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Angola faz terceira tentativa de deter Isabel dos Santos
A Procuradoria-Geral da República angolana está a tentar, por uma terceira vez, que a empresária seja presa e enviada para Angola pelas autoridades dos Emirados Árabes Unidos. Segundo o Negócios, o site Club K noticiou este fim de semana que “uma delegação da PGR, encabeçada pelo general Hélder Fernando Pitta Gróz, seguiu nesta sexta-feira [14 de julho] para o Emirados Árabes Unidos, Dubai com o propósito de convencer as autoridades deste país, a prender a empresária Isabel dos Santos”.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Metade dos funcionários públicos continua impedida de alcançar topo da carreira
Cerca de 242 mil funcionários públicos, o equivalente a metade dos trabalhadores avaliados por regime de pontos, permanecerão impossibilitados de atingir o nível salarial mais alto, de acordo com o projeto de revisão do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) apresentado pela secretária de Estado da Administração Pública. Apesar de representar uma melhoria em relação aos atuais 78%, as alterações propostas não convenceram os sindicatos. As simulações indicam que, com o novo regime, as progressões acelerarão em média de quatro a seis anos, mas muitos funcionários ainda enfrentarão longos períodos para alcançar o topo da carreira.
Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).
Candidatos ao Ensino Superior saberão imediatamente a que bolsa têm direito
A partir da próxima segunda-feira, os estudantes que submeterem o pedido de bolsa de estudo durante a candidatura ao Ensino Superior ficarão a saber imediatamente se são elegíveis para apoio financeiro. O governo ampliou os critérios de elegibilidade e aumentou o valor do complemento de alojamento. A partir de 27 de agosto, quando forem divulgadas as colocações, os estudantes terão conhecimento sobre sua admissão na faculdade, se têm direito à bolsa e qual será o valor provisório a receber. A expectativa é que os pagamentos sejam realizados em setembro e outubro. Aplica-se aos que submetam pedido na candidatura.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Preço dos alimentos, voos e Função Pública
{{ noCommentsLabel }}