Quase 80% dos portugueses exige remodelação no Governo
A esmagadora maioria (75%) considera que é provável que o Governo conclua o mandato até fim e só 22% esperam as eleições antecipadas.
A grande maioria dos portugueses (78%) acredita que é necessário fazer uma remodelação no Governo, “substituindo alguns ministros”. Apenas 18% afasta este cenário. Os valores são significativamente mais alto comparativamente aos apurados no ano passado, quando o cenário da remodelação era admitido por 56% dos inquiridos e 31% eram contra. E que ministros ou ministras deveriam sair? O nome mais mencionado é o de João Galamba (37%), atual titular da pasta das Infraestruturas e protagonista no caso que envolveu o SIS e o ex-adjunto Frederico Pinheiro, de acordo com a última sondagem realizada pela Universidade Católica (Cesop) para o Público e RTP.
Na lista das substituições segue-se o ministro da Saúde, Manuel Pizarro (16%), e o ministro das Finanças, Fernando Medina (12%). O primeiro-ministro é ainda criticado por 78% dos inquiridos que não concordam com a manutenção do ministro das Infraestruturas no Executivo.
De forma geral, a avaliação dada ao trabalho do Governo continua, assim, a ser negativa para mais de metade dos portugueses (52%). Mas, ainda que a equipa de António Costa não passe no exame dos inquiridos, a esmagadora maioria (75%) considera que é provável que o Governo conclua o mandato até fim e só 22% esperam eleições antecipadas, conclui ainda a sondagem que envolveu um total de 1.006 inquéritos válidos, com uma margem de erro máximo de 3,1% e um nível de confiança de 95%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quase 80% dos portugueses exige remodelação no Governo
{{ noCommentsLabel }}