Investimento em Portugal cai três vezes mais que média da Zona Euro face ao pré-covid
Estudo do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças faz contas ao investimento, procurando quantificar os impactos desde o início da guerra.
O investimento caiu quase três vezes mais em Portugal em relação à Zona Euro ao longo do ano de 2022, sendo esta queda “mais de duas vezes superior no acumulado deste ano”, concluiu o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças num estudo publicado em julho.
O investimento terá tido uma queda de 4,4 pontos percentuais (p.p.) face à tendência pré-pandemia, enquanto no acumulado para este ano o impacto já terá sido de -8,1 p.p., segundo noticia o Jornal de Negócios (acesso pago). Em causa estão os efeitos económicos da guerra, sendo que a inflação foi a variável que sofreu maiores impactos.
“Desde o início da guerra, as previsões foram sempre revistas em alta, convergindo para valores muito acima do objetivo de inflação de 2% do BCE”, referem os autores, acrescentando que, em função disto, a instituição se viu forçada a responder com “uma forte política monetária contracionista de subida das taxas de juro”. Por outro lado, fatores como os constrangimentos das cadeias de abastecimento, com o aumento de preços e escassez de materiais também contribuíram para a queda do investimento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Investimento em Portugal cai três vezes mais que média da Zona Euro face ao pré-covid
{{ noCommentsLabel }}