China escolhe Pan Gongsheng para liderar banco central
Pan Gongsheng, 60 anos, substitui no cargo Yi Gang, que dirigia o banco central desde 2018 e atingiu a idade da reforma.
A China nomeou esta terça-feira o economista Pan Gongsheng para liderar o banco central, num momento em que o crescimento da segunda economia mundial vacila. Pan Gongsheng, 60 anos, substitui no cargo Yi Gang, que dirigia o banco central desde 2018 e atingiu a idade da reforma.
Esta nomeação, anunciada pela agência noticiosa oficial Nova China, era esperada: Pan foi designado no início de julho como secretário do Partido Comunista junto do banco, o que já o tornava o mais alto responsável da autoridade monetária chinesa.
Assume funções numa altura em que a segunda economia mundial enfrenta um abrandamento do seu crescimento e uma taxa de desemprego jovem recorde. Pan Gongsheng esteve à frente do regulador chinês de divisas estrangeiras, um cargo que ocupou desde 2016, quando a China se debatia com uma significativa fuga de capitais. Paralelamente, era desde 2012 um dos vice-governadores do banco central.
“Pan Gongsheng é um tecnocrata (…) e não um fiel” do Presidente chinês, Xi Jinping, sublinhou o politólogo Neil Thomas, especialista em questões chinesas do grupo de reflexão Asia Society, citado pela AFP. A sua nomeação “sugere que Xi (Jinping) ainda está mais preocupado com a economia do que antes do 20.ª Congresso” do Partido Comunista, em outubro de 2022, quando as medidas adotadas contra a covid-19 penalizavam de forma mais pesada a atividade, acrescentou Thomas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
China escolhe Pan Gongsheng para liderar banco central
{{ noCommentsLabel }}