Portugal é o décimo maior importador de cereais através do acordo do Mar Negro
Os países que se destacam na compra de cereais através deste acordo são a China, Espanha e Turquia.
Portugal ocupa o décimo lugar entre os principais importadores de cereais através do acordo do Mar Negro, de acordo com os dados das Nações Unidas. Este acordo, que possibilitava a exportação de cereais ucranianos, acabou por fracassar, o que pode vir a afetar os preços dos bens alimentares.
Segundo os dados das Nações Unidas, foram exportadas mais de 32 milhões de toneladas métricas de cereais através deste acordo, principalmente milho e trigo. Os países que se destacam na compra destes bens são a China, Espanha e Turquia, sendo que na lista encontram-se vários Estados europeus.
Portugal é um dos países nesta lista, figurando em décimo lugar nesta lista. O país comprou 708 mil toneladas métricas, correspondendo principalmente a milho.
Com o colapso do acordo de cereais do Mar Negro têm aumentado as tensões, nomeadamente após ataques russos à infraestrutura ucraniana. Esta escalada “aumenta o risco e desencadeia incertezas”, disse Arif Husain, economista-chefe do Programa Mundial de Alimentos da ONU, ao Financial Times.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é o décimo maior importador de cereais através do acordo do Mar Negro
{{ noCommentsLabel }}