Parpública tem nova administração. José Realinho de Matos sobe a presidente
Novo conselho de administração da gestora das participações do Estado será presidido por José Realinho de Matos, até agora vice-presidente da Parpública. É o único que se mantém da equipa executiva.
A Parpública vai ter um novo conselho de administração. A próxima equipa de gestão executiva da gestora das participações do Estado, para o mandato de 2023-2025, será presidida por José Realinho de Matos, atual vice-presidente e Marco Neves, atual administrador da Lisgarante, que assumirá, por sua vez, o cargo de vice-presidente. A equipa ficará composta também por Elisa Cardoso, presentemente diretora na Carris, e por João Marcelo, até agora chefe do gabinete do Secretário de Estado das Finanças.
De acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira pelo Ministério das Finanças, na sequência de questões enviadas pelo ECO, o novo conselho de administração recebeu uma “avaliação positiva” pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP) e deverá tomar posse “em breve”. Dos quatro elementos da atual equipa executiva, só se mantém José Realinho de Matos para o próximo mandato.
A Parpública tem entre as suas responsabilidades para o próximo mandato, a privatização da TAP e a conclusão do processo de venda da Efacec.
A nomeação de um novo conselho de administração da Parpública ocorre no âmbito da última assembleia geral que ocorreu no dia 20 de julho, e na qual foram aprovados o Relatório e Contas da Parpública relativo ao ano de 2022, o Relatório do Governo Societário relativo ao ano de 2022 e o relatório de Sustentabilidade.
Ademais, foi aprovada a proposta de modificação da composição do conselho de administração de cinco a sete membros, para seis a oito membros (onde se incluem os três vogais não executivos, os quais constituem a comissão de auditoria – órgão de fiscalização interna da sociedade).
Com esta alteração, “os estatutos da Parpública passam a prever uma composição do conselho de administração em linha com o previsto no Regime Jurídico do Setor Público Empresarial para as empresas de maior dimensão do Setor Empresarial do Estado“, lê-se no comunicado divulgado pelo gabinete de Fernando Medina.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parpública tem nova administração. José Realinho de Matos sobe a presidente
{{ noCommentsLabel }}