Espanha: ranking do 1º semestre premiou seguradoras Vida
Oferta renovada de produtos de poupança e rendas vitalícias e rendimentos garantidos levaram a um crescimento de 53% do ramo Vida em Espanha. VidaCaixa e Mutua Madrilena continuam líderes.
As seguradoras espanholas que avançaram com produtos de taxa garantida em 2023 tiveram um enorme aumento de vendas no primeiro semestre revelam dados recolhidos pelo instituto de investigação ICEA divulgados pela BDS, publicação da INESE. O segmento Vida cresceu 53% quando comparado os valores com os de igual período do ano passado.
A explicação para esta subida está em produtos de taxas garantidas lançadas por algumas seguradoras espanholas em resposta à subida das taxas de juro, principalmente da significativa dívida pública de Espanha. Este movimento permitiu que companhias lançassem seguros de poupança e de rendas vitalícias competitivos com outras alternativas no mercado financeiro, o que se refletiu nos planos de pensões cujas subscrições terão decrescido no período.
No ramo Vida o destaque vai para a SantaLucía que quadruplicou as suas vendas em relação aos primeiros seis meses do ano passado. Também a Zurich, Ibercaja e Mapfre registaram subidas muito relevantes. As 10 mais do segmento Vida representam 80% das vendas, uma concentração que não se verifica nos outros ramos. A VidaCaixa, detentora da BPI Vida e Pensões, mantém a liderança com quase um terço do mercado e verifica-se que entre as 10 maiores de Espanha apenas Santalucía, Ibercaja, Catalana Occidente (GCO) e Mutua Abogacia ainda não estão presentes em Portugal.
Mutua Madrilena (MM) e Mapfre continuam a disputar a liderança no ranking dos seguros Não Vida, com Helvetia e Sanitas a obterem bons desempenhos de crescimento no segmento, onde também Santalucia e ASISA têm lugar no top 10. Em conjunto, as 10 maiores representam cerca de dois terços do total dos seguros Não Vida em Espanha. As seguradoras do ramo saúde são as que têm maior crescimento também em Espanha. Não presentes em Portugal continuam as seguradoras MM, GCO (hoje com a marca Occident), AXA e Sanitas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanha: ranking do 1º semestre premiou seguradoras Vida
{{ noCommentsLabel }}