BRANDS' TRABALHO De Change Management para Change Experience
Porque é importante a gestão da mudança nas transformações organizacionais? O sucesso está na facilidade com que uma mudança é aceite e adotada pelos stakeholders, e a experiência faz toda a diferença
Atualmente, as organizações já não vêem as transformações e a mudança como uma estratégia para prosperar, mas antes como uma necessidade para sobreviver. O contexto em que operam, com inovações constantes nos seus produtos e serviços, as mudanças demográficas na sua força de trabalho e clientes, a evolução tecnológica e a legislação cada vez mais exigente tornam a mudança uma realidade diária.
As organizações têm assim de lidar com novas solicitações e expectativas em constante evolução. Existe, portanto, uma necessidade de imprimir maior capacidade de adaptação à mudança – que se pretende rápida e eficaz – no ADN das organizações.
Mudança de Paradigma nas Transformações
A EY trabalha diariamente com clientes que procuram apoio na implementação das transformações necessárias à persecução da sua estratégia. Muitas vezes estes clientes colocam questões como: “É possível medir a qualidade da transformação a executar? Como saberemos se estamos no caminho certo?”.
A resposta é simples. O sucesso de uma transformação, seja ela de carácter digital, cultural ou outro, é dado pela facilidade com que a mesma é aceite e adotada pelos diferentes stakeholders.
Este é um exercício desafiante, pois implica mais do que informar – é necessário envolver todos os stakeholders. Sejam eles administração, diretores de primeira linha, quadros médios ou colaboradores individuais, clientes ou até fornecedores. O sucesso de uma transformação requer uma cuidada gestão de stakeholders, capaz de, em conjunto, identificar todos os impactos da transformação.
As transformações tecnológicas são um exemplo claro dessa mudança de paradigma. As organizações já não estão dispostas a investir montantes significativos em tecnologia que não seja de facto adotada. O foco deixou de ser unicamente direcionado para o hardware e configuração de sistemas, para passar a considerar uma visão holística que tem em consideração a People Experience.
Quando se pretende que a transformação seja para ficar, a experiência das pessoas conta muito e impacta em larga medida os resultados. Esta clarividência contribui para que a gestão da mudança seja sempre considerada na jornada de transformação digital.
EY Change Experience
Em organizações que lidam com o desafio do excesso de informação, comunicar de forma eficaz nem sempre é fácil. É necessário encontrar estratégias que permitam silenciar o ruído e distrações para captar a atenção e inspirar a ação desejada.
1. Mais que informar, importa trabalhar o engagement dos stakeholders.
Envolver, escutar e co-construir as soluções que farão parte da transformação.
2. Preparar o negócio para receber a mudança.
Nem sempre o negócio está capacitado para viver as transformações estratégicas, o que pode implicar considerar aspetos como timings adequados, grupos piloto ou até os recursos disponíveis.
3. Reforçar a capacidade e vontade para adotar mudanças sustentáveis.
Capacitar equipas com recursos e conhecimentos necessários para lidar com a transformação atual e futura, trabalhando o sentido de urgência para a adoção da mudança.
Estes três aspetos evidenciam como a mudança, mais do que gerida, deve ser experienciada.
A EY Change Experience enquanto abordagem permite a criação da change story, de modo a inspirar a ação e a entrega de melhores resultados para o negócio. Compreender a mudança, os seus objetivos, resultados esperados, contexto, necessidades, expectativas e receios envolvidos permite a co-criação de uma experiência imersiva, que envolve emoção e razão, para inspirar a ação.
Na EY trabalhamos com as organizações para as ajudar a desenvolver uma memória muscular para lidar com a mudança. Especializamo-nos na gestão e advisory de transformações de elevado impacto, ajudando a mitigar riscos e maximizar a adoção de sistemas, de processos e de comportamentos de mudança desejados. Se antecipa transformações na sua organização sobre as quais gostaria de discutir a jornada da transformação, entre em contacto connosco.
Catarina Ciríaco, Senior Consultant EY, People Advisory Services
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