Dois ex-gestores do BPP à beira de serem presos quase 15 anos depois do colapso
Quase 15 anos depois de o Banco Privado Português (BPP) ter sido intervencionado pelo Banco de Portugal, dois ex-administradores estão agora à beira de serem presos.
Quase 15 anos depois de o Banco Privado Português (BPP) ter sido intervencionado pelo Banco de Portugal, os antigos administradores Salvador Fezas Vital e Fernando Lima estarão prestes a cumprir penas de prisão, noticia o Observador.
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou em junho o trânsito em julgado da sentença de Salvador Fezas Vital, condenado a pena de prisão de dois anos e seis meses por crime de burla qualificada. Segundo o mesmo jornal, a defesa ainda poderá apresentar um recurso no Tribunal Constitucional aos 225 mil euros de indemnização que foi condenado a pagar ao embaixador Júlio Mascarenhas. Mas várias fontes apontam ao Observador que o STJ poderá emitir nota de trânsito em julgado sobre a pena de prisão efetiva.
Já Fernando Lima, com uma pena de prisão de seis anos para cumprir pelos crimes de abuso de confiança, fraude fiscal e branqueamento de capitais, perdeu o último recurso no Constitucional a 7 de julho, pelo que este tribunal também deverá emitir em breve a nota de trânsito em julgado da respetiva pena.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dois ex-gestores do BPP à beira de serem presos quase 15 anos depois do colapso
{{ noCommentsLabel }}