Sines no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia
Porto de Sines movimentou 1,66 milhões de TEU (unidade equivalente a um contentor de 20 pés) no primeiro semestre deste ano. Mesmo assim, o porto teve uma quebra de 4% face a igual período.
O Porto de Sines continua no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia no primeiro semestre deste ano, na 14.ª posição, avança esta quarta-feira a administração dos Portos de Sines e do Algarve, apoiada na PortEconomics, na análise de Theo Notteboom ao mercado marítimo-portuário europeu.
“De acordo com a análise do especialista, o porto português movimentou 1,66 milhões de TEU (unidade equivalente a um contentor de 20 pés) no primeiro semestre deste ano, apesar de uma quebra de 4% face ao período homólogo”, lê-se na nota enviada pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve.
Apenas os portos europeus Pireu e Gioia Tauro registaram índices de crescimento, numa conjuntura de retração no setor.
Segundo a mesma nota, “o Porto de Roterdão perdeu 8,1% no primeiro semestre de 2023, em termos homólogos, Antuérpia-Bruges caiu 5,2% e Hamburgo 11.7%”. Já os portos alemães foram dos mais penalizados neste primeiro semestre, tendo Bremerhaven, o 7.º neste ranking, verificado um recuo de 15%.
As quebras também se registam em Espanha: Valência perdeu 10,8% e Barcelona desceu 10,9%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sines no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia
{{ noCommentsLabel }}