Revista de Imprensa Internacional

O centro das atenções da imprensa internacional está, nesta sexta-feira, nas eleições francesas que acontecem no próximo domingo. A passagem da reforma da saúde de Trump marca também a agenda.

As eleições presidenciais francesas deste domingo estão no centro das atenções dos jornais internacionais, num dia que está também a ser marcado pelas eleições regionais no Reino Unido, que poderão reforçar o poder de Theresa May. O dia está também a ser assinalado pelo rescaldo da passagem, na câmara dos representantes dos Estados Unidos, do projeto-lei da reforma de saúde da administração Trump que pretende acabar com o Obamacare.

Financial Times

Eleitores franceses preparam-se para se abster

As presidenciais francesas do próximo domingo marcam as primeiras páginas da imprensa internacional. No Financial Times é dado destaque à abstenção que ameaça sair vencedora na eleição que coloca frente a populista Marine Le Pen e Emmanuel Macron, visto por muitos como demasiado jovem para ocupar o cargo governativo mais importante em França. O jornal britânico destaca o facto de as sondagens apontarem no sentido de que milhões de eleitores venham a preferir abster-se ou inutilizar o seu boletim de voto em vez de assinalar a cruz sobre o nome de qualquer um dos dois candidatos.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em inglês / Acesso pago)

The Washington Post

Reforma de saúde dos Estados Unidos passa, por pouco, na câmara de representantes

Foi por pouco, mas foi o suficiente. Na última quinta-feira, os republicanos conseguiram fazer passar o polémico plano de reforma da saúde nos Estados Unidos na câmara de representantes. Vários jornais internacionais dão conta deste resultado. É o caso do The Washington Post. O jornal norte-americano dá conta dos esforços de última hora no sentido de fazer alterações no plano que permitissem alcançar a margem mínima de votos possível para fazer passar o projeto-lei que visa acabar com o sistema de saúde que tinha sido implementado pelo anterior presidente, Barack Obama. Para chegar ao terreno o documento ainda tem de ser validado pelo Senado, o que parece improvável.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Bloomberg

Eleições locais no Reino Unido dão tração a May

Esta sexta-feira está a ser marcada no Reino Unido por eleições regionais. Segundo a Bloomberg, os primeiros resultados sugerem que Theresa May, líder dos conservadores, caminha no sentido de uma vitória esmagadora. Caso se confirme esse cenário, irá dar um novo fôlego à primeira-ministra britânica no sentido de esta conquistar uma maioria parlamentar no próximo mês que lhe permite navegar à vontade as negociações do Brexit.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Expansión

Popular fecha primeiro trimestre com prejuízos

O Banco Popular fechou o primeiro trimestre com prejuízos de 137 milhões de euros, agravando os resultados anteriores. A notícia é referida por vários jornais espanhóis, como o Expansión. O jornal explica que por de trás destes números está a constituição de perto de 500 milhões de euros, que visam acelerar o saneamento das contas do banco espanhol em dificuldades. Já o produto bancário registou lucros de 180 milhões, 34% aquém do valor registado no mesmo período do ano passado.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em espanhol/Acesso gratuito)

El País

China põe a voar avião para concorrer com a Boeing e a Airbus

O C-919, o primeiro grande avião de passageiros de médio alcance construído na China para competir com a Boeing e a Airbus já voa. A aeronave partiu do aeroporto internacional de Pudong rumo ao primeiro voo oficial. Para a China trata-se de a concretização de um sonho, tal como explica o El País. Desde a década de 1970 que a China pretendia fazer descolar o seu próprio avião civil. O novo avião precisa agora de conquistar a confiança dos consumidores, mas também das companhias aéreas chinesas.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em espanhol/Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de Imprensa Internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião