Porto transfere 2,8 milhões de euros para escolas no âmbito da descentralização
No âmbito do processo de descentralização de competências, Porto vai transferir quase três milhões de euros para as escolas, de forma a fazer face a despesas no próximo ano letivo.
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e o vereador da Educação, Fernando Paulo, assinam a 4 de setembro os contratos interadministrativos de delegação de competências com os agrupamentos de escolas da Invicta. Em causa está a transferência de 2,8 milhões de euros, no âmbito da descentralização de competências na área da educação.
A 22 de julho de 2022, Governo e Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) assinaram um acordo de descentralização na educação, delegando as competências nesta área nas câmaras municipais. Até então eram da responsabilidade da Administração Central. Recorde-se o a autarquia portuense foi uma das que mais contestou, inicialmente, o processo da transferência de competências na educação e chegou, inclusive, a sair da ANMP.
Estes já são os terceiros “contratos interadministrativos de delegação de competências e recursos”, assinados entre o município e os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas. A aprovação destes novos contratos teve luz verde na reunião do executivo municipal a 24 de julho deste ano. A verba a transferir, proveniente do Fundo de Financiamento da Descentralização (FFD), destina-se ao período compreendido entre este mês de setembro e 31 de agosto 2024, o próximo ano letivo.
A verba a transferir para as escolas vai financiar um conjunto de despesas com a aquisição de equipamento básico, mobiliário, material didático e equipamentos desportivos, laboratoriais, musicais e tecnológicos, utilizados para a realização das atividades educativas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Porto transfere 2,8 milhões de euros para escolas no âmbito da descentralização
{{ noCommentsLabel }}