Mercado segurador mudou. Quais são as seguradoras que estão a crescer mais em 2023?

  • ECO Seguros
  • 13 Setembro 2023

Nos últimos três meses o mercado segurador virou, está a crescer a bom ritmo e os seguros de Vida Risco acompanham a subida. Conheça as 20 companhias que mais estão a aproveitar a onda positiva.

O mercado segurador em Portugal teve um começo negativo devido à fraca competitividade de rendimento dos seguros de poupança e investimento. Mas nos últimos três meses a realidade passou a ser outra e o crescimento do mercado tem sido acima da inflação.

Os dados agora divulgados pela ASF, entidade de supervisão do setor, relativos a julho, mostram que no ramo Vida o problema continua estar na falta de emissão de prémios para os seguros ligados a fundos de investimento. No entanto, comparando com igual período do ano passado, as vendas dos primeiros sete meses (janeiro a junho de 2023) e as dos últimos três meses (maio a julho) é evidente a inversão de tendência para positiva.

 

Face ao ano passado, o ramo Vida obteve um volume de prémios total inferior em 17,1%, mas nos últimos três meses já registou uma subida de 16,5%. Os seguros de Vida Risco subiram 47% no período de maio a julho apesar de, ao longo de todo este ano, estarem a subir 13,1%. Já os seguros unit linked, ou ligados a fundos de investimento, mantêm-se trajetória negativa mas agora menos acentuada.

Já os ramos Não Vida apenas reforçaram, nos últimos três meses, o crescimento positivo que têm apresentado desde o início do ano. Haverá um efeito preço devido pela inflação e pelo aumento dos custos com sinistros, mas no caso dos seguros de saúde haverá um aumento de volume face aos problemas do serviço nacional de saúde e, agora, na presença de apólices low cost para estimular a entrada no mercado.

Nota-se igualmente uma diminuição do crescimento da faturação em acidentes de trabalho o que poderá indiciar um começo de retração económica, já que a faturação neste ramo – cuja subscrição é obrigatória para todos os trabalhadores – está diretamente relacionada com o conjunto das folhas salariais do país.

Quais as seguradoras que mais estão a crescer

Aproveitando este crescimento em alguns casos, ou significando uma atitude mais agressiva no mercado, há seguradoras que estão a aproveitar o momento para aumentar o seu negócio nos primeiros sete meses de 2023.

No ramo Vida confirma-se o desempenho da GamaLife e dos produtos que está a vender através da rede do Novobanco e cuja quota duplicou desde o ano passado. A ASISA Vida começa o seu percurso de presença no mercado e cresceu quase 20%. Tanto quanto – o crescimento das companhias maiores é mais difícil – a Real Vida.

Nos ramos Não Vida destaque para a Mapfre Gerais que ganha um lugar no ranking nacional após crescer 37,2% em relação aos primeiros sete meses e a Europe Assistance que sobe 35%. Embora de menor dimensão saliente-se o aumento de negócios da Asisa Seguros, da Prévoir Vie, para a Allianz Partners (AWP P&C) e de novo para a Real Vida, companhia mista que também se destaca em Não Vida.

Com uma segunda metade do ano mais dinâmica, apenas se espera agora a resposta do setor à necessidade de produtos de poupança e investimento no ramo Vida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado segurador mudou. Quais são as seguradoras que estão a crescer mais em 2023?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião