BRANDS' ECOSEGUROS A importância da assistência tecnológica nos seguros de habitação

  • BRANDS' ECOSEGUROS
  • 22 Setembro 2023

Num mundo ligado através da tecnologia e do uso da internet, a sociedade está cada vez mais exposta aos riscos e aos ataques cibernéticos.

O número de ciberataques tem vindo a aumentar precisamente num momento em que toda a sociedade está cada vez mais dependente dos serviços digitais. Malware e vírus podem instalar-se nos dispositivos através de downloads, e-mails fraudulentos, sites, entre outros. É importante estar atento, de forma a proteger-se, e adotar um conjunto de medidas preventivas, tais como evitar downloads de ficheiros de fontes suspeitas, desconfiar de e-mails desconhecidos e com endereços ou textos pouco credíveis, evitar clicar em links e ter instalar/atualizar um antivírus de confiança.

Entre os vários riscos cibernéticos, é importante destacar aqueles que são mais comuns, tais como:

  • O phishing, uma técnica utilizada por criminosos que se fazem passar por instituições legítimas para roubar informações pessoais e financeiras. Para não ser uma das vítimas desta técnica, é importante ter atenção quando abre e-mails ou mensagens de remetentes que são estranhos, em especial quando é solicitada informação pessoal e confidencial.
  • O roubo de identidade, que acontece quando alguém obtém informações pessoais e utiliza-as para cometer fraudes. É, por isso, necessário que proteja os seus dados pessoais e dados bancários através de passwords fortes, sem as partilhar com ninguém.
  • As redes wi-fi públicas, são inseguras e acarretam riscos por poderem ser, facilmente, alvo de hackers. Evite aceder a estas redes e não as utilize para entrar em contas bancárias ou dados pessoais.
  • O roubo de senha, acontece quando os criminosos tentam adivinhar a senha/password do utilizador através de diversas técnicas. É importante ter uma password forte, que apresente carateres especiais, inseridos entre números e letras, e composta por mais de 8 carateres. Deve ser revista periodicamente e sempre diferente em cada local onde se acede.

Perante estes exemplos de riscos e ataques, sabendo que muitos outros existem, é importante assumir que a proteção é uma necessidade e uma urgência para todos. Nesse sentido, o setor segurador, reconhecendo a importância da tecnologia, do uso da internet e dos riscos que acarreta, tem apostado cada vez mais na oferta de soluções de proteção tecnológica, nomeadamente nos seguros de habitação, que já começam a aparecer com uma cobertura de assistência tecnológica, como é exemplo o seguro CA Habitação, da CA Seguros.

A seguradora do CA tem vindo a acompanhar com especial atenção o crescimento dos riscos cibernéticos e apostado continuamente em medidas de proteção, através de políticas de segurança, em especial nos dispositivos móveis, e do desenvolvimento de coberturas nos seus produtos que incluam a proteção tecnológica. O seguro CA Habitação inclui a cobertura Assistência Tecnológica, que tem como objetivo deixar os clientes mais protegidos e livres de preocupações através de um conjunto de serviços que os ajudam, nomeadamente:

  • Assistência tecnológica remota: a seguradora disponibiliza o contacto com um técnico qualificado que garante o suporte necessário através de uma plataforma multicanal, chat, telefone ou e-mail, para qualquer tipo de dispositivo eletrónico na habitação (desde que o mesmo tenha acesso a internet). O técnico ajuda, ainda, com as configurações e com a gestão dos diferentes dispositivos na habitação e a resolução à distância de incidências que possam ocorrer. Caso não seja possível a resolução do problema à distância, o serviço de assistência é prestado ao domicílio 24 horas por dia e 365 dias por ano.
  • Segurança digital e controlo: através dos serviços de assistência é disponibilizada uma ferramenta de proteção antivírus para todos os dispositivos existentes na habitação, que atua contra eventuais ameaças digitais, tais como os vírus e o malware. Nos dispositivos dos menores, inclui a possibilidade de controlo parental, que permite aos pais definirem o nível de acesso dos menores, controlarem a utilização que estes fazem da internet, nomeadamente a visita a sites específicos ou ao tempo de navegação. Os pais podem, ainda, aceder ao histórico da navegação dos filhos na internet, bem como controlar o que estes fazem remotamente.
  • Recuperação de dados: por vezes, acontece perdermos as fotografias ou informação do nosso telemóvel ou computador. Com a cobertura de assistência tecnológica, a CA Seguros, através dos serviços de assistência, garante a recuperação da informação de quaisquer dispositivos de armazenamento de dados que pertença ao seu segurado. Inclui, ainda, a recuperação de dados em situações em que estes foram eliminados acidentalmente ou devido a danos, como incêndio, água ou outro acidente que impeça o acesso à informação que se encontrava no dispositivo.
  • Teletrabalho: atualmente muitas pessoas exercem as suas funções em regime de teletrabalho, o que leva as seguradoras a incluírem na sua oferta uma assistência tecnológica com serviços específicos a prestar aos segurados que se encontrem em teletrabalho. O seguro habitação da CA Seguros inclui na cobertura Assistência Tecnológica um conjunto de serviços de assistência aos clientes que se encontrem em teletrabalho. Assim, os clientes têm o apoio necessário recorrendo aos seguintes serviços de assistência:
      • apoio tecnológico por realidade aumentada através da configuração ou resolução de problemas, de forma remota e com acesso a ferramenta de realidade aumentada;
      • testes de velocidade, cobertura e otimização de WiFi;
      • instalação da ferramenta de segurança VPN (rede privada virtual), que garante uma ligação à internet mais rápida e segura, com total confidencialidade de dados;
      • ajuda de especialista em home office, através do acesso a uma plataforma digital com informação que permite ajudar sempre que necessário e solucionar eventuais problemas que surjam em ambiente doméstico.
  • Compras Online/ID Protection: através de uma ferramenta de verificação de ambientes de comércio eletrónico, o serviço de assistência tecnológica confirma, de acordo com os principais fornecedores de segurança cibernética, o nível de risco a que o segurado está sujeito quando efetua uma compra num determinado site. É, ainda, validada a vulnerabilidade da conta de correio eletrónico utilizada para as compras online e disponibilizado um chat através do qual o cliente pode colocar questões e receber dicas de segurança para navegação e compras online.

É importante que se tenha consciência que as pessoas estão cada vez mais expostas a riscos cibernéticos e que devem adotar medidas preventivas e estar atentas, de forma a reduzir os riscos e eventuais danos. Ter um seguro que inclua uma cobertura de assistência tecnológica é essencial, já que permite ajudar nos momentos em que o apoio e a segurança são mais necessários.

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