BRANDS' ECOSEGUROS Saiba por que deve ter um seguro para a saúde mental
Há cada vez mais portugueses a sofrerem de doenças mentais. As listas de espera para consultas de psicologia/psiquiatria em hospitais públicos têm aumentado a procura por seguros de saúde mental.
Segundo a Organização Mundial de Saúde podemos definir saúde mental como “um estado de bem-estar em que o indivíduo reconhece as suas próprias capacidades, consegue lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e proveitosa e é capaz de contribuir para a sua comunidade”.
Assim, a saúde mental é fundamental na capacidade individual e coletiva para tomar decisões, construir relações e moldar o mundo em que cada um vive. Por essa razão é que saúde e saúde mental são conceitos dependentes, ou seja, para existir saúde, tem que existir saúde mental, uma vez que saúde pressupõe o bem-estar físico, mental e social.
De acordo com o STADA Health Report 2022, 1 em cada 3 europeus (29%) afirma que a pandemia por Covid19 contribuiu para o declínio da saúde mental e quase metade dos portugueses sofre de elevados níveis de stress.
Segundo a informação da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB), estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave.
O primeiro relatório do Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental demonstra que 23% dos portugueses tem uma perturbação psiquiátrica, sendo que 6,8% apresentam uma perturbação depressiva, 16,5% apresenta uma perturbação de ansiedade e que 17% dos portugueses toma antidepressivos.
Como proteger a saúde mental?
Percebe-se, por isso, que as doenças do foro psicológico assumem cada vez maior prevalência em Portugal e a sua prevenção e tratamento são essenciais.
Uma boa alimentação, a prática de exercício físico e o sono em dia são armas poderosíssimas no combate aos elevados níveis de stress e para o contributo de uma boa saúde mental.
Como conselhos, a ADEB sugere, ainda, que as pessoas não se isolem, procurem reforçar os laços com a família e amigos, ocupem a mente e procurem manter-se em atividade física. Caso surjam sinais ou sintomas de perturbação emocional, é fundamental procurar ajuda através de um médico.
As opções públicas para consultas de psicologia ou psiquiatria, geralmente, têm listas de espera muito grandes, o que leva a que a maior parte das pessoas recorra a clínicas/hospitais privados ou, então, nem sequer peça ajuda pela impossibilidade de pagar o tratamento.
Para ajudar em situações críticas como esta, a CA Seguros, em parceria com a Médis, reforçou o seguro CA Saúde através da disponibilização de novas coberturas para saúde mental.
Assim, os clientes com cobertura de ambulatório passam a ter no seu seguro de saúde consultas de psicologia e psiquiatria. Estas podem ser realizadas presencialmente ou através do serviço Médico Online. Estão ainda incluídos os tratamentos de psicoterapia e internamento psiquiátrico.
Paralelamente, através do site Médis existe um importante conjunto de informações, artigos e checklists para monitorizar e cuidar da saúde mental e esclarecer as principais dúvidas, o que deixa os clientes do seguro CA Saúde mais protegidos no âmbito da sua saúde mental.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Saiba por que deve ter um seguro para a saúde mental
{{ noCommentsLabel }}