Autoeuropa vai retomar a produção a 2 de outubro
“Nesta fase, o número de turnos será menor que o esquema de trabalho habitual. Quanto às áreas de prensas, carroçarias e pintura, terão arranques antecipados”, indica ainda a empresa.
A Autoeuropa vai retomar a produção no dia 2 de outubro, segundo uma comunicação enviada aos trabalhadores, avançada inicialmente pelo Observador (acesso livre) e a CNN Portugal (acesso livre) e a que o ECO teve acesso. Esta antecipação surge, após terem sido encontradas alternativas ao fornecedor esloveno.
“A direção da fábrica informa que no próximo dia 2 de outubro será retomada a produção”, aponta a nota, acrescentando que “nesta fase, o número de turnos será menor que o esquema de trabalho habitual. Quanto às áreas de prensas, carroçarias e pintura, terão arranques antecipados”.
A fábrica da Volkswagen, em Palmela, indica ainda que o “arranque parcial se deve ao trabalho dos departamentos de logística e de compras do Grupo Volkswagen” e que os trabalhadores que estão em lay-off “serão informados o mais brevemente possível sobre a data exata do seu regresso à atividade e da correspondente alteração ao regime de lay-off”, tal como tinha sido sinalizado pela comissão de trabalhadores.
Na semana passada, já tinha sido anunciado que a Autoeuropa iria retomar a produção, após de ter garantido o fornecimento de uma peça fundamental para o T-Roc junto de uma empresa espanhola e outra chinesa. Trata-se de uma antecipação face ao inicialmente previsto, dado que a empresa apontava para uma paragem de nove semanas.
A Autoeuropa é uma empresa com grande impacto na economia portuguesa e que representa 1,5% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), tal como foi sinalizado pelo primeiro-ministro. A fábrica de Palmela é considerada também um “motor” das exportações nacionais, com os últimos dados disponíveis, referentes a 2021, apontavam que a fábrica de Palmela contava com mais de cinco mil trabalhadores e representava cerca de 6% das exportações nacionais.
Em 2022, a Autoeuropa registou o segundo melhor ano de produção de sempre, com 231.100 unidades. Melhor mesmo só em 2019, quando saíram 254.600 unidades da fábrica em Palmela.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autoeuropa vai retomar a produção a 2 de outubro
{{ noCommentsLabel }}