Desafios e benefícios de atrair estudantes estrangeiros em Portugal
Enquanto o país já desfruta dos benefícios da diversidade e da contribuição económica destes estudantes, há espaço para melhorias, como a expansão das residências estudantis.
Num mundo cada vez mais global, a procura por uma educação de excelência transcende fronteiras, e Portugal emerge como um destino de eleição para os estudantes estrangeiros, que valorizam não só a qualidade académica, como também as experiências culturais enriquecedoras.
Segundo dados apresentados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, no ano letivo 22/23, quase 71 mil alunos estrangeiros frequentaram o ensino superior em Portugal. O país tem assim desfrutado dos benefícios deste influxo internacional, ao mesmo tempo que enfrenta desafios e oportunidades relacionados com o investimento neste crescente grupo demográfico.
Neste contexto, é imperativo analisar onde podemos melhorar e investir. Segundo dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, cerca de 8% dos alunos matriculados no ensino básico e secundário em Portugal são estrangeiros, com esse número a crescer para os 16% no ensino superior. A escolha por Portugal deve-se à deslocação familiar e programa Erasmus, principais motivos apresentados pelos estudantes europeus.
Perante estes números, é indiscutível que a presença de estudantes estrangeiros tem um impacto positivo tanto na sociedade como na economia portuguesa. No entanto, essa diversidade não enriquece apenas o ambiente académico, como também impulsiona a economia local, uma vez que esses estudantes contribuem para o mercado de trabalho, em especial no setor terciário.
Contudo, é necessário reconhecer que, apesar da oferta de escolas e universidades seja um ponto forte, desafios surgem em áreas como o alojamento adequado para os estudantes. Atualmente, o investimento em residências para estudantes ainda não atingiu o seu potencial máximo, o que representa uma oportunidade eminente para melhorar a experiência dos alunos, tanto nacionais como internacionais.
É igualmente interessante notar que muitos estudantes estrangeiros, após concluírem os seus estudos em Portugal, consideram permanecer no país para trabalhar e viver. Isso pode ser um reflexo da qualidade de vida, das oportunidades profissionais e da atmosfera acolhedora que Portugal oferece. Portanto, investir não apenas na educação, mas também em medidas que facilitem a transição para o mercado de trabalho, pode ser um diferencial para atrair e reter talentos internacionais.
Para ajudar os estrangeiros a fixarem-se no nosso país surgem cada vez mais empresas que apresentam-se como um balcão único que oferece soluções integradas adaptadas às necessidades abrangentes de estudantes, entre outros, que desejam viver em Portugal. Os processos burocráticos para obtenção de visto ou obter informações relevantes para viver no nosso país, podem ser muito complexos e estas empresas são facilitadoras do processo.
Enquanto o país já desfruta dos benefícios da diversidade e da contribuição económica destes estudantes, há espaço para melhorias, como a expansão das residências estudantis e o aperfeiçoamento das estratégias de integração no mercado de trabalho. É fundamental para Portugal posicionar-se como um país facilitador, contribuindo para o sucesso dos estudantes estrangeiros e fortalecendo a sua conexão global.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Desafios e benefícios de atrair estudantes estrangeiros em Portugal
{{ noCommentsLabel }}