Nova seguradora marítima permite exportações de grãos da Ucrânia
A seguradora marítima facilita exportações de grãos ucranianos em resposta ao bloqueio russo. A corretora Miller e a Clearwater Dynamics uniram-se para oferecer seguros de risco de guerra.
Uma nova instalação de seguros marítimos para exportações de grãos da Ucrânia, utilizando o corredor marítimo do país, foi criada em colaboração com as autoridades ucranianas, anunciou a corretora de seguros Miller nesta terça-feira.
A Rússia abandonou um acordo apoiado pela ONU em julho, que permitiria que as exportações da Ucrânia navegassem a partir de três portos aprovados. Desde então, Kiev lançou o que chama de um novo corredor humanitário temporário na “tentativa de quebrar o bloqueio da Rússia”. Nos últimos dias, dois navios partiram do porto ucraniano de Chornomorsk usando o canal. Garantir cobertura de seguro tem sido essencial, de acordo com a agência Reuters.
A Miller, empresa com sede em Londres, anunciou que se uniu à empresa britânica de tecnologia marítima Clearwater Dynamics (CWD) para desenvolver uma instalação de seguro contra riscos de guerra para o transporte de grãos via três portos, incluindo Chornomorsk, Odessa e Pivdennyi. A Miller não divulgou os nomes das seguradoras envolvidas na instalação, que oferece seguros tanto para carga quanto para o casco de um navio. “Esta é uma instalação comercial e as seguradoras envolvidas arcarão com todas as perdas“, avançou à Reuters um porta-voz da Miller.
“As três principais áreas de exportação de grãos são as regiões a serem cobertas. Mas a viagem subsequente fora do Mar Negro também pode ser incluída na cobertura“, disse o porta-voz, acrescentando que a política aguardava consultas formais. A instalação utiliza a tecnologia da CWD para seguir navios e observá-los em tempo real durante a travessia, enquanto estiverem no porto e até saírem da área de alto risco, informou a Miller. O Ministério da Agricultura da Ucrânia não esteve disponível para prestar declarações.
O ministro da Agricultura da Ucrânia, Mykola Solsky, disse à televisão ucraniana nesta terça-feira que os primeiros navios a partir “foram muito caros“, embora o custo tenha diminuído. “Um mercado de seguros para a grande área de Odessa já surgiu. Há uma tendência”, afirmou Solsky.
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