Portugal, Espanha e Marrocos organizam Mundial 2030
O Mundial de 2030 vai ser organizado por Portugal, em conjunto com Espanha e Marrocos. Para assinalar o centenário do evento, há 3 jogos que vão decorrer no Uruguai, no Paraguai e na Argentina.
Pela primeira vez, Portugal vai organizar um Campeonato de Futebol do Mundo. O Mundial de 2030 vai ser organizado por Portugal, em conjunto com Espanha e Marrocos, anunciou esta quarta-feira o Conselho da FIFA.
Em comunicado, o organismo liderado por Gianni Infantino adianta que decidiu “por unanimidade, que a candidatura única será a de Marrocos, Portugal e Espanha“, que vão receber o evento em 2030 e que “se qualificarão automaticamente a partir da atual atribuição de vagas, sob reserva da conclusão de um processo de candidatura bem-sucedido conduzido pela FIFA e de uma decisão do Congresso da FIFA em 2024″.
Paralelamente e para assinalar o centenário do Campeonato do Mundo da Fifa “decidiu ainda, por unanimidade, organizar uma cerimónia única de celebração do centenário” em Montevideu (Uruguai), onde se realizou a primeira edição do evento, bem como realizar três jogos “no Uruguai, Argentina e Paraguai, respetivamente”. Com esta decisão, o Mundial 2030 realizar-se-á em “três continentes e seis países”, acrescenta.
“Apontámos alto e sonhámos em grande. O Mundial de 2030 inicia-se onde tudo começou”, sinalizou o presidente da Federação Sul-Americana de Futebol, Alejandro Domínguez, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
Tweet from @agdws
Também a ministra dos Assuntos Parlamentares, que tem sob a sua tutela a secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, destaca que este é “um dia histórico” e de “alegria e celebração”, que demonstra que “o desporto é também de inclusão, integração e diversidade de culturas”.
Ana Catarina Mendes aproveitou ainda para “felicitar” a Federação Portuguesa de Futebol pelo “empenho” na candidatura e pelo “trabalho conjunto” com o Governo português. Esta é mais uma prova da “capacidade de Portugal de organizar grandes eventos”, realçou ainda a ministra em declarações transmitidas pela RTP3, recordando a Jornada Mundial da Juventude.
O primeiro-ministro já reagiu referindo que é “com grande alegria” que recebe a notícia e felicita também “a Federação Portuguesa de Futebol pelo empenho e trabalho desenvolvido”, lê-se numa publicação na rede X.
Tweet from @antoniocostapm
A candidatura única de Portugal Espanha e Marrocos foi liderada pela Real Federação Espanhola de Futebol. De fora acabou por ficar a Ucrânia que constava na primeira versão de candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos.
Ainda não são conhecidos os detalhes da organização, no entanto, as regras da FIFA obrigam a que apenas os estádios que tenham capacidade para mais de 40 mil pessoas possam receber os jogos. Em Portugal, atualmente, apenas o Estádio José de Alvalade, o Estádio da Luz e o Estádio do Dragão têm essa lotação.
(Notícia atualizada às 17h40 com as declarações do primeiro-ministro)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal, Espanha e Marrocos organizam Mundial 2030
{{ noCommentsLabel }}