Direção executiva do SNS reúne-se sábado com hospitais devido à crise nas urgências

  • Lusa
  • 6 Outubro 2023

Alguma unidades estão a ter dificuldades em garantir escalas completas das equipas, porque vários médicos estão a recusar-se fazer mais do que as 150 horas extra anuais previstas na lei.

A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai reunir-se este sábado com as administrações dos hospitais, que estão a enfrentar dificuldades em completar as escalas das equipas de urgência.

A informação foi avançada esta sexta-feira ao final do dia por vários órgãos de comunicação social e confirmada à Lusa por fonte da direção executiva do SNS, que referiu que se realizarão várias reuniões ao longo do dia, mas sem especificar quantas estão agendadas.

Nas últimas semanas, alguns hospitais do país estão a enfrentar dificuldades em garantir escalas completas das equipas, sobretudo para os serviços de urgência, uma vez que vários médicos estão a recusar-se fazer mais do que as 150 horas extraordinárias anuais previstas na lei.

Num levantamento feito esta semana sobre a entrega de minutas de recusa de horas extraordinárias, a Federação Nacional dos Médicos (Fnam) salientou que a situação está a provocar encerramentos e constrangimentos nos serviços de urgências, mas também nas escalas de outros serviços hospitalares.

Segundo a FNAM, cerca de dois mil médicos já se recusaram fazer mais horas extras do que as legalmente previstas.

Também esta semana, a porta-voz do movimento Médicos em Luta disse à Lusa que o Sistema Nacional de Saúde “está a ruir” e que os médicos já não conseguem travar essa “demolição”, registando-se constrangimentos em 27 hospitais do país.

O Hospital de Santa Maria – o maior do país – apelou esta sexta-feira para que apenas recorram à sua urgência os doentes que necessitam de cuidados urgentes e emergentes, alegando que o serviço está sob grande pressão por estar a receber utentes de outros hospitais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Direção executiva do SNS reúne-se sábado com hospitais devido à crise nas urgências

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião