Orçamento conta com queda de 2,17% no preço do petróleo em 2024

Governo vê preço médio do Brent nos 80,9 dólares, face à estimava de uma cotação média de 82,7 dólares este ano. Nos juros, a Euribor a três meses é revista em alta para 3,7%.

O cenário macroeconómico que o Governo inscreveu na proposta do Orçamento do Estado para 2024 assume que o preço do barril de petróleo Brent registe uma média de 80,9 dólares no próximo ano, que as taxas de juro de curto prazo subam e que o euro fique inalterado face ao dólar.

Para elaborar o cenário, o Governo recorre às expectativas implícitas nos mercados de futuros. A previsão aponta para uma cotação média de 80,9 dólares por barril em 2024, o que representa uma descida ligeira de 2,17% face ao valor médio estimado em 2023 (82,7 dólares).

A cotação do barril de Brent negoceia esta terça-feira perto dos 88 dólares. Depois de ter escalado para máximos de 10 meses a 27 de setembro nos 96,32 dólares devido aos cortes de produção pelo cartel OPEP+, os analistas questionam agora qual irá ser o impacto do conflito entre o Hamas e Israel no mercado petrolífero.

Nos pressupostos do cenário macroeconómico, o Governo inseriu uma previsão da taxa de juro de curto prazo (futuros da Euribor a três meses) média de 3,7% em 2024, uma subida em relação aos 3,4% estimados para este ano.

Em relação ao câmbio, a proposta de OE2024 entregue pelo ministro das Finanças, Fernando Medina ao Parlamento esta terça presume que o euro fique inalterado face à moeda norte-americana nos 1,09 dólares.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Orçamento conta com queda de 2,17% no preço do petróleo em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião