80% do capital da seguradora líder na Moldova está à venda
Resolvido o escândalo que envolveu a MoldAsig, seguradora que tem cerca de 25% do mercado moldavo, o supervisor decidiu vender o capital que tem sob tutela.
A MoldAsig, seguradora líder no mercado moldavo com cerca de 25% de quota no final do primeiro trimestre deste ano, tem 80% do seu capital à venda pela CNPF, o supervisor de seguros local. A companhia acaba de sair de um escândalo e o supervisor assumiu o controlo do capital disperso, antes aparentemente controlado por Veaceslav Platon, um político recentemente condenado na Moldova e na Rússia devido a crimes financeiros e que, por conveniência, fixou residência na Chéquia.
Victor Coadă, recém-nomeado CEO da seguradora, afirma que “tal como todo o mercado de seguros do nosso país está no caminho do alinhamento com as normas europeias de seguros, a Moldasig está a atravessar um período de reformas”, acrescentando “embarcámos nesta renovação e remodelação da propriedade da empresa com a ideia de que um critério importante para uma credibilidade e um negócio bem-sucedido é a reputação e a solidez financeira dos seus acionistas”, concluiu.
A MoldAsig registou no primeiro semestre de 2023 com um lucro líquido de MDL 15,98 milhões, um aumento de 19% em relação ao primeiro semestre de 2022. Emitiu prémios totalizando MDL 238,06 milhões, representando um aumento de 7,34% em relação ao primeiro semestre de 2022. No mesmo período, os custos com sinistros pagos totalizaram MDL 53,77 milhões, apenas 1,8% acima do ano anterior, o que representa uma taxa de sinistralidade de 22%.
A seguradora tem o seu negócio principal em seguro automóvel, agrícola, vida e seguros profissionais, sendo ainda ressegurador. No final de março de 2023, a MoldAsig detinha uma quota no mercado moldavo de 24,6% em termos de prémios brutos emitidos, fortalecendo a sua posição face ao final de 2022, quando controlava aproximadamente 16,8% do mercado.
O mercado moldavo em 2022 atingiu 139 milhões de euros de dimensão por volume prémios.
Os interessados na compra devem contactar a Autoridade de supervisão moldava CNFP em Chisinau, capital do país.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
80% do capital da seguradora líder na Moldova está à venda
{{ noCommentsLabel }}