5 coisas que vão marcar o dia

Em dia de resultados do Santander, Ana Mendes Godinho é ouvida no Parlamento e o INE divulga dados do turismo e do imobiliário. Cimeira do Conselho Europeu chega ao fim.

Esta sexta-feira, é dia de resultados do Santander Portugal que, no primeiro semestre, viu os lucros aumentarem à boleia das taxas de juro. No Parlamento, será a vez da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, ser ouvida no âmbito do debate sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2024. Por seu turno, o INE divulga dados do turismo e do imobiliário, e em Bruxelas, a Cimeira do Conselho Europeu chega ao fim.

Santander apresenta resultados

Um dos principais bancos espanhóis em território português apresenta os resultados referentes ao terceiro trimestre. No primeiro semestre, o lucro do Santander Totta aumentou 38% para 334 milhões de euros, impulsionado pelo aumento das taxas de juro.

Ministra do Trabalho no Parlamento

Depois de Fernando Medina, as audições no âmbito do Orçamento do Estado prosseguem esta sexta-feira. Desta vez, Ana Mendes Godinho é chamada a prestar esclarecimentos aos deputados na Assembleia da República. A audição arranca às 9h.

A avaliação das casas vai continuar a subir?

O dia fica marcado por novos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativamente ao mercado imobiliário. Desta vez, serão divulgadas informações sobre a avaliação das casas que os bancos fizeram, em agosto, para conceder crédito. Em julho, esse valor aumentou sete euros face ao mês anterior para um valor mediano de 1.525 euros por metro quadrado.

Impacto dos residentes no turismo

A nível do turismo, o INE vai divulgar dados referentes ao segundo trimestre sobre o peso que os residentes têm sobre a procura turística. No primeiro trimestre, o INE dava conta que os portugueses viajaram mais do que nos mesmos três meses de 2022. As viagens aumentaram 11,8%, para 4,9 milhões, ultrapassando em 3,9% o período homólogo de 2019, anterior à pandemia.

Último dia de Conselho Europeu

Em Bruxelas, termina o Conselho Europeu e a Cimeira do Euro que conta com a presença de chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros da União Europeia, e é presidida por Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, que considerou a reunião como “importante” dado o contexto geopolítico em que decorre. Encontrar uma resposta comum para duas guerras em curso – a da Ucrânia e a entre Israel e o Hamas – é o principal tema em cima da mesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião