Hoje nas notícias: PPR europeu, Orçamento e “almofada”
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Está em fase final de preparação a regulamentação do PEPP que terá regras semelhantes ao investimento em fundos de pensões para contribuições individuais. Sete contribuintes que pediram fatura com o número fiscal não reclamaram o prémio do concurso da Fatura da Sorte – o equivalente a 245 mil euros. Mais de metade das medidas da oposição no OE2023 continua por executar. Escolas públicas têm de recorrer a contentores face ao aumento de aulas.
Novo PPR europeu vai ter mesmas regras dos fundos de pensões
O produto de reforma pan-europeu (PEPP) terá regras semelhantes ao investimento em fundos de pensões para contribuições individuais, como será o caso do resgate dos valores aplicados. Na prática, só serão permitidos levantamentos antecipados em caso de desemprego de longa duração ou de doença grave. A regulamentação está em fase final de preparação. O PEPP será mais restritivo do que os Planos de Poupança Reforma (PPR).
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Mais de metade das medidas da oposição no OE2023 continua por executar
Com o debate sobre o Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) em curso – António Costa abre esta tarde a discussão na generalidade -, nem metade das cerca de 70 medidas da oposição aprovadas no último Orçamento foi ainda executada. Apesar deste conjunto de iniciativas que o PS deixou passar não exigirem grande esforço financeiro, os cálculos dos diferentes partidos apontam que 37 estão ainda em execução, não foram cumpridas ou nem sequer têm informação sobre o que lhes aconteceu.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Contribuintes premiados não reclamam 245 mil euros do e-fatura
Desde 2014, sete contribuintes que pediram fatura com o número fiscal não reclamaram o prémio do concurso da Fatura da Sorte – o equivalente a 245 mil euros -, segundo fonte oficial da Autoridade Tributária (AT). A verba acabou por beneficiar outros contribuintes, integrando sorteios extraordinários posteriores. Semanalmente, o Fisco atribui um prémio de 35 mil euros em Certificados do Tesouro.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso livre).
Almofada do Estado terá reforço de 30% em 2024, o maior desde a pandemia
A almofada financeira do Estado, um instrumento imposto pela troika para garantir liquidez e segurança às contas públicas em caso de dificuldades de mercado, deverá ter um reforço de cerca de 30% no próximo ano, face a 2023. A meta das Finanças é subir o valor para 7,7 mil milhões de euros (vs. 6 mil milhões estimados para o final deste ano), naquele que será o maior aumento da rubrica desde a pandemia.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).
Escolas no limite aumentam número de alunos por turma e algumas já recorrem a contentores
Face ao crescente número de alunos estrangeiros e à maior procura no pré-escolar, as escolas públicas estão a utilizar contentores ou salas de professores ou ainda a aumentar o número de estudantes por aula para encontrar uma solução. Estão no limite e muitas autarquias, que ficaram com a gestão do parque escolar na sequência da descentralização de competências na área da Educação, têm agora de dar uma célere e eficaz resposta ao problema.
Leia a notícia completa no JN epaper (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: PPR europeu, Orçamento e “almofada”
{{ noCommentsLabel }}