Web Summit nomeia ex-Wikipedia Katherine Maher para o cargo de CEO

Nomeação surge depois da polémica envolvendo as declarações do antigo CEO e fundador da cimeira, Paddy Cosgrave, sobre a atuação de Israel após o ataque do Hamas.

Katherine Maher é a nova CEO da Web Summit. A antiga responsável pela Wikipedia Foundation assume funções depois da demissão de Paddy Cosgrave, na sequência da saída de tecnológicas de peso da cimeira na sequência das suas declarações sobre a atuação de Israel na resposta ao ataque do Hamas. Cimeira nomeou ainda Damian Kimmelman como membro não executivo da administração.

“A nossa tarefa imediata é voltar o foco para o que fazemos de melhor: promover o diálogo entre todos aqueles conectados com o avanço tecnológico”, diz a nova CEO, citada em comunicado.

Katherine Maher, nova CEO da Web Summit

“Num presente onde a tecnologia está interligada em todos os aspetos das nossas vidas, e num futuro onde representa a nossa maior esperança e o nosso maior disruptor, o papel da Web Summit como local de ligação e conversa é mais urgente do que nunca”, afirma Katherine Maher.

O nome é conhecido pouco mais de uma semana de Cosgrave ter deixado a liderança da Web Summit, após empresas como o Google, da Meta (dona do Facebook) ou da Amazon terem seguido a decisão de Israel de abandonar a cimeira tecnológica.

A nova responsável é uma figura ligada ao mundo tecnológico. Durante cinco anos foi CEO da Wikimedia Foundation, a organização pode detrás da Wikipedia, plataforma com mais de mil milhões de utilizadores mensais, liderou uma equipa global de mais e 300.000 voluntários em 75 países, gerindo um orçamento anual de 140 milhões de dólares, segundo dados da Web Summit. A profissional é chair da Signal Messenger, entre outras funções.

“Também estou muito satisfeita por Damian Kimmelman se juntar ao conselho do Web Summit. Além do seu extraordinário histórico como fundador, Damian também trará ao conselho do Web Summit insights inestimáveis ​​sobre a comunidade tecnológica global que definirá nosso futuro compartilhado”, diz a nova CEO.

Cofundador de várias empresas na Europa e Estados Unidos, como a edtech Batelle.com, a não governamental FoundersPledge.com, o banco Rho.co ou a DueDil.com (Fullcircl), Damian Kimmelman há dez anos que está ligado à cimeira como participante.

“Acredito firmemente na missão do Web Summit de ajudar a estabelecer conexões significativas que mudam o mundo, e estou ansioso para trabalhar com Katherine e o conselho para conseguir isso e apoiar o diálogo que garantirá que a Web Summit continue a ser a conferência tecnológica líder mundial”, diz o novo membro não executivo da administração.

A Web Summit 2023 decorre de 13-16 de novembro, esperando-se 2.600 startups — cerca de um terço fundadas por mulheres –, mais de 85 países, 800 investidores e 300 parceiros e 2.000 media de 160 países.

(Última atualização às 9h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Web Summit nomeia ex-Wikipedia Katherine Maher para o cargo de CEO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião