SATA Internacional triplica lucros para 10,7 milhões no terceiro trimestre
Companhias do grupo SATA registaram um crescimento dos lucros no verão. Empresa procedeu ao reembolso antecipado de 60 milhões de euros em dívida.
As empresas do grupo SATA conseguiram um forte aumento dos resultados no último verão. Quer a Azores Airlines quer a SATA Açores fecharam o terceiro trimestre com mais passageiros, mais receitas e mais lucros.
A Azores Airlines, que faz os voos internacionais e as ligações do arquipélago ao Continente, registou um resultado líquido de 10,7 milhões no terceiro trimestre, mais 224% do que no mesmo período do ano passado. No verão de 2019, tinha averbado um prejuízo de 2,1 milhões. O resultado para o conjunto dos primeiros 9 meses não é revelado.
A companhia transportou 534 mil passageiros no terceiro trimestre, um aumento de 27% face ao período homólogo, com a taxa de ocupação a atingir 86,9%. As receitas operacionais aumentaram 28,3% para 115,8 milhões de euros e resultado operacional antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) foi de 21,8 milhões de euros.
Nos nove meses de 2023, a Azores Airlines transportou 1.138 mil passageiros e conseguiu receitas operacionais de 226,8 milhões de euros, mais 66,3 milhões do que no período de janeiro a setembro de 2022.
“Este crescimento deveu-se a um conjunto concertado de iniciativas operacionais e comerciais. Continuámos a apostar na consolidação das rotas da América do Norte e explorámos novos mercados, como por exemplo Ponta Delgada-Bilbau, que se iniciou a 1 de julho de 2023”, afirma Teresa Gonçalves, CEO do Grupo SATA, no comunicado enviado esta segunda-feira.
A SATA Air Açores, que faz os voos entre ilhas, fechou o terceiro trimestre com um lucro de 5,8 milhões de euros, acima dos 3,9 milhões obtidos no mesmo período de 2022. Foram transportados 366 mil passageiros, mais 9% do que no período homólogo e mais 30% do que entre julho e setembro de 2019. A receita aumentou 31,3% para um total de 40,9 milhões de euros. O EBITDA foi de 12,3 milhões no terceiro trimestre.
A companhia aérea informa ainda que procedeu ao reembolso antecipado da totalidade do empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros emitido em dezembro de 2022. “A SATA Air Açores irá poupar cerca de 1,2 milhões de euros já em 2023 (4º trimestre 2023) com impactos diretos no resultado líquido futuro da companhia, estimados em cerca de 18 milhões de euros de poupança até 2026″, acrescenta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
SATA Internacional triplica lucros para 10,7 milhões no terceiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}