Ranking seguradoras T3: Tranquilidade e GamaLife ganham mercado

O mercado total desceu 5% em relação ao ano passado e só o ramo Vida baixou 20% arrastando grupos com grande peso. As seguradoras de ramos gerais, que subiu 10%, ganharam quota. Veja o ranking.

A Tranquilidade e a GamaLife contrariaram a tendência de quebra que o ramo Vida, que decresceu vendas em 20,7% nos primeiros nove meses de 2023 em relação a igual período do ano passado. O grupo Generali, que em Portugal opera com a marca Tranquilidade e com a seguradora Europ Assistance, ganhou 1,7% de quota subindo para 11,8% no total do mercado. A GamaLife, companhia Vida com interesses também em Itália, cresceu 1,4% a sua quota de mercado e entrando para 9º lugar no ranking dos grupos a operar em Portugal.

Pedro Carvalho, da Tranquilidade e Matteo Castelvetri, da GamaLife, estão a sair vencedores de um ano globalmente negativo.

Este ranking é elaborado por ECOseguros com base em dados divulgados esta segunda-feira pela ASF, entidade supervisora do setor segurador. A informação desta vez distribuída inclui as sucursais de empresas da União Europeia o que leva à totalidade do mercado português: 61 companhias ativas agregáveis, por ECOseguros, em 37 grupos ou seguradoras independentes.

No topo do ranking mantém-se o grupo Fidelidade que baixou a sua quota em -0,7% para 29,5%, decrescendo vendas em 7,2%, apesar de tudo melhor que o Grupo Ageas Portugal, penalizado em vendas pela expressão dos negócios conseguidos no ramo Vida. A mesma razão levou a BPI Vida e Pensões a baixar dois lugares no ranking e a perder 1,1% de quota de mercado. É agora a 7ª maior com 4,5% do mercado.

Com crescimento acima do mercado, Allianz mantém o 4º lugar e Zurich subiu para 5º, por troca com o grupo Santander em que a baixa dos seguros financeiros não foi compensada pelas companhias Aegon Santander que tratam dos seguros Vida Risco e dos Não Vida.

Ainda no top 10, a Lusitania ganhou quota de mercado e o grupo CA do Crédito Agricola perdeu 0,4%.

A concentração manteve-se estável, os 5 primeiros grupos representam dois terços do mercado total, os 10 primeiros arrecadam 85% dos prémios.

Nos restantes grupos e seguradoras por ordem descendente as maiores variações positivas foram da Real Vida (crescimento de 26% e +0,4% de quota) e Caravela (17,9% e +0,3%). No lado das descidas relevo para a UNA com uma baixa de 1,1% de quota de mercado após uma baixa para metade do volume de prémios. Entretanto, estas seguradoras reforçaram capital e gestão para dar resposta a esta quebra.

Veja o ranking da produção de todas as seguradoras em Portugal no Trimestre 3, comparando com igual período do ano passado.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ranking seguradoras T3: Tranquilidade e GamaLife ganham mercado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião