5 coisas que vão marcar o dia
Dois dias depois de o primeiro-ministro ter pedido a demissão, por ser alvo de uma investigação do Supremo e depois de buscas ao Governo, é hoje conhecido o futuro governativo do país.
É hoje conhecido o futuro governativo do país, depois da buscas ao Governo no âmbito de um inquérito do Ministério Público em curso, com suspeitas nos negócios do lítio e do hidrogénio verde, e de o primeiro-ministro ter pedido a demissão por ser alvo de uma investigação do Supremo. Enquanto se aguarda o anúncio da decisão do Presidente da República, o Governo continua em funções, reunindo em Conselho de Ministros, assim como o Parlamento que vai hoje ouvir a ministra da Habitação no debate da especialidade do Orçamento do Estado para 2024.
Dia D do futuro governativo
O Presidente da República fala hoje ao país, depois da reunião do Conselho de Estado marcada para as 15 horas, para anunciar a decisão sobre o futuro governativo, na sequência do pedido de demissão do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa ouviu ontem todos os partidos com assento parlamentar e o caminho mais provável será a dissolução da Assembleia da República, que resulta em eleições legislativas antecipadas. A decisão do chefe de Estado é ainda conhecida numa altura em que se discute na especialidade o Orçamento do Estado para 2024 no Parlamento. Mais tarde, pelas 21 horas, já depois de conhecida a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa, o PS reúne no Largo do Rato a comissão política nacional para analisar a situação política.
Reunião do Conselho de Ministros
Apesar do pedido de demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro, o atual elenco do Executivo vai reunir em Conselho de Ministros. O encontro tem hora marcada para as 9h30 e vai decorrer na residência oficial do Primeiro-Ministro, no Palácio de São Bento.
Centeno fala sobre futuro das finanças
O governador do Banco de Portugal e ex-ministro das Finanças, Mário Centeno, participa no almoço do American Club de Lisboa onde vai prestar declarações sobre o panorama atual e futuro das finanças europeias. O evento vai decorrer entre as 13h15 e as 14 horas no Teatro Tivoli BBVA. Antes, pelas nove horas, Mário Centeno vai discursar na abertura da 7ª edição da Money Conference, onde vão estar os protagonistas do setor bancário em Portugal para debater o tema “O desafio da Inteligência Artificial no futuro da banca”.
Ministra da Habitação no Parlamento
Continuam a decorrer na Assembleia da República as audições para discutir na especialidade o Orçamento do Estado para 2024. Para hoje está marcado o debate com a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, que vai decorrer em conjunto entre a Comissão de Orçamento e Finanças e a Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.
Presidente da Fed na conferência do FMI
Arranca hoje a 24.ª conferência anual de pesquisa Jacques Polak organizada pelo Fundo Monetário Internacional, focada na Interdependência Global. Os mercados norte-americanos aguardam com expectativa o evento onde vai estar presente o presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, numa sessão de perguntas e respostas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}