Pedro Nuno Santos apresenta candidatura ao PS na segunda-feira
Candidatura do antigo ministro das Infraestruturas e da Habitação a secretário-geral do PS deverá ser formalizada na segunda-feira.
Pedro Nuno Santos vai formalizar a candidatura à liderança do PS na segunda-feira, segundo avança a SIC Notícias. O antigo ministro terá a oposição, pelo menos, de José Luís Carneiro, que já anunciou que também vai avançar com uma candidatura a secretário-geral do partido.
A candidatura já era certa, como o ECO tinha noticiado, mas faltava saber os timings. Será assim já na próxima segunda-feira à tarde, ao que se segue uma entrevista no canal onde tem sido, há um mês, comentador.
O socialista demitiu-se de ministro das Infraestruturas e Habitação no final de dezembro de 2022, na sequência do caso da indemnização de 500 mil euros brutos paga a Alexandra Reis, antiga administradora executiva da TAP. O antigo governante retomou o lugar de deputado no início de julho, garantindo o apoio ao Governo, que caiu na sequência da demissão de António Costa, mas vai ficar em funções até dezembro, para permitir a aprovação do Orçamento.
Na corrida para a liderança socialista, vai enfrentar, para já, José Luís Carneiro, atual ministro da Administração Interna, que anunciou a candidatura na reunião da Comissão Política Nacional do PS, nesta quinta-feira.
O PS deverá realizar as eleições diretas para o cargo de secretário-geral em 15 e 16 de dezembro, enquanto o Congresso do partido terá lugar nos dias 6 e 7 de janeiro em Lisboa.
Com a opção pela marcação de eleições diretas para o cargo de secretário-geral dos socialistas fica afastada a ideia do ex-ministro Pedro Nuno Santos de realização de eleições primárias abertas também a simpatizantes para a escolha do sucessor de António Costa.
Na sequência da demissão do primeiro-ministro, o Presidente da República decidiu convocar eleições antecipadas, mas dando tempo para a aprovação do Orçamento do Estado para 2024, bem como para a eleição de um novo líder do PS. As eleições legislativas vão assim realizar-se a 10 de março do próximo ano.
(Notícia atualizada às 18h00)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pedro Nuno Santos apresenta candidatura ao PS na segunda-feira
{{ noCommentsLabel }}