Brasil estreia-se na emissão de dívida verde
A primeira emissão de dívida sustentável do Brasil deve colocar até dois mil milhões de dólares com juros abaixo dos 7% e maturidade em 2031.
O Brasil deverá lançar esta segunda-feira a primeira emissão de dívida sustentável, ou seja, ligada a investimentos ambientais, sociais e de governação, podendo emitir até dois mil milhões de dólares com juros abaixo dos 7% e maturidade em 2031. A informação está a ser avançada por várias agências internacionais, que citam um documento oficial do Ministério das Finanças local, que remete para o final do dia desta segunda o anúncio do valor final da emissão.
A maior economia da América Latina, onde está 60% da floresta da Amazónia, planeia emitir dívida para financiar projetos ambientais no novo enquadramento que foi recentemente aprovado relativo à emissão destes títulos de dívida que só podem ser usados no âmbito de propósitos sociais, ambientais ou de governação, conhecidos pela sigla inglesa ESG.
A estreia do Brasil nestas emissões está a ser preparada há anos, diz a agência de informação financeira Bloomberg, que nota que os investidores em Wall Street estão expectantes sobre o investimento, principalmente depois de o ministro das Finanças, Fernando Haddad, ter dito que a receção dos investidores tinha sido “extraordinária”.
A emissão surge numa altura em que o governo do Presidente Lula da Silva se comprometeu a baixar a emissão de gases com efeito de estufa e fortalecer os programas sociais do país, e no contexto de acesso a este mercado por parte de outros países emergentes, como o México ou o Chile.
De acordo com a Bloomberg, nas reuniões com os investidores, o Brasil apresentou a desflorestação e a redução de emissões de carbono como alguns dos objetivos que podiam ser acelerados com estas emissões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brasil estreia-se na emissão de dívida verde
{{ noCommentsLabel }}