Presidente exonera João Galamba. Secretário de Estado da Economia também sai

Marcelo Rebelo de Sousa já exonerou, com efeitos imediatos, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.

O Presidente da República exonerou, com efeitos imediatos, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, segundo uma nota publica esta segunda-feira no site da Presidência da República.

“Na sequência das propostas do primeiro-ministro, agora recebidas, o Presidente da República exonerou, a pedido dos próprios e com efeito imediato, João Saldanha de Azevedo Galamba, das funções de Ministro das Infraestruturas, bem como Pedro Miguel Ferreira Jorge Cilínio, das funções de secretário de Estado da Economia”, de acordo com o mesmo comunicado.

O primeiro-ministro, António Costa, tinha uma audiência marcada com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para as 17h30 desta terça-feira sobre a situação do ministro das Infraestruturas, que foi constituído arguido no âmbito da Operação Influencer do Ministério Público que está a investigar suspeitas de corrupção em negócios de exploração de lítio e hidrogénio e na criação do centro de dados de Sines.

Entretanto, João Galamba pediu esta segunda-feira a demissão do cargo de ministro das Infraestruturas, que justificou com a necessidade de assegurar tranquilidade e discrição para a sua família, e que foi aceite pelo primeiro-ministro.

Já o pedido de demissão do secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, “não está relacionado com os temas que têm vindo a público nos últimos dias”, isto é, com a Operação Influencer, informou esta segunda-feira o Ministério da Economia numa nota enviada às redações.

“O secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, apresentou” esta segunda-feira, “o pedido de demissão, o qual foi aceite pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva”, lê-se ainda no mesmo comunicado.

(Notícia atualizada às 18h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente exonera João Galamba. Secretário de Estado da Economia também sai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião