Ranking: As 30 maiores companhias de seguros europeias cresceram 12%

  • ECO Seguros
  • 13 Novembro 2023

As 30 maiores seguradoras europeias cresceram em prémios mas baixaram em lucros. Veja o ranking estabelecido pela agência A.M.Best, especialista da indústria seguradora.

As 30 maiores seguradoras europeias cresceram o seu valor bruto de prémios em 12% durante o ano de 2022, revelou o ranking estabelecido pela A.M.Best, agência de rating especializada na indústria seguradora. No top 10 não houve alterações no ranking e o conjunto das de topo da tabela obtiveram subidas de negócios superiores às restantes 20. No entanto, os resultados líquidos do conjunto foram inferiores aos obtidos em 2021.

O crescimento de negócios acaba por ser uma batalha de CEO: Thomas Buberl, da AXA, Oliver Bäte da Allianz e John Neal do Lloyd’s, lideram as três maiores seguradoras europeias.

Allianz, AXA, Lloyd’s, Chubb e Zurich mantiveram o seu claro domínio nos cinco primeiros lugares. A seguradora líder, que apenas tem 46% dos seus negócios com origem em ramos Não Vida, atingiu 67 mil milhões de euros de prémios e cresceu de acordo com o mercado.

Apenas 5 das 30 maiores da Europa estão estabelecidas em Portugal diretamente, embora quatro tenham sucursais, incluindo a alemã HDI, a 6ª maior da Europa, que está a finalizar o estabelecimento da sua instalação em Portugal. São 13 as seguradoras do top que estão registadas em LPS. Não obrigadas a ter base em Portugal, podem aceitar seguros e trabalhar com mediadores e corretores portugueses embora reportem às autoridades de supervisão dos seus países de origem.

De notar igualmente que as francesas Covéa e Aéma não estão em Portugal, bem como a finlandesa Sampo, a espanhola Mutua Madrilena, a alemã HUK-COBURG e neerlandesa ASR.

Entre os grupos classificados de 11º a 20º, cinco empresas mudaram de posição no ranking. O VIG – Vienna Insurance Group subiu três posições para a posição 14, refletindo um crescimento de prémios de 17%. O crescimento orgânico dos prémios ascendeu a aproximadamente 10%, sendo o restante devido à aquisição de companhias de seguros na Hungria e na Turquia.

O Aéma Groupe avançou para a posição 15ª, tendo passado da posição 18ª em 2021 e da 23ª em 2020. O grupo era anteriormente conhecido como Macif Sgam, mas mudou de nome para Aéma Groupe após a sua fusão com Aésio Mutuelle, enquanto a italiana Unipol caiu duas posições, para a 16ª posição, com o crescimento de prémios de 3,5%. Aproximadamente metade da carteira de negócios não-vida da Unipol está relacionada ao segmento automóvel, que teve um crescimento de menos de 1,5%.

A finlandesa Sampo caiu duas posições para a posição 17ª. Em 2022, os prémios da Sampo cresceram 6%, após um crescimento de 22,5% no ano anterior, principalmente devido à aquisição da Hastings, um fornecedor digital de seguros gerais no Reino Unido. A Groupama Assurances Mutuelles subiu duas posições, para a 18ª posição, com um crescimento de prémios de 6,3%.

A Beazley subiu quatro posições para a posição 23ª com um crescimento de 21%. A empresa cresceu em todas as linhas dos negócios, mas o forte aumento geral nos prémios foi impulsionado pelas linhas cibernética e marítima, de acidentes e risco político, que registaram melhorias significativas nas taxas pelo segundo ano consecutivo.

O Grupo espanhol Catalana Occidente subiu três posições para a posição 26, com um crescimento de prémios de 10,9% que refletiu o crescimento sustentado do negócio tradicional e um aumento no negócio de seguros de crédito, este último presente em Portugal através da Atradius Crédit y Caución. A RSA foi a única empresa a registar descida no volume de prémios em 2022, caindo uma posição para a posição 24. A AIG Europe regressou ao top 30 na posição 28, com um crescimento de prémios de 12,5%. A suíça Bâloise saiu do top 30 em 2022.

O lucro após impostos das 30 maiores foi mais baixo que em 2022, com a maioria dos grupos reportando resultados significativamente piores do que no ano anterior. Na opinião da AM Best, o principal fator foi um impacto negativo nos resultados de investimento devido ao movimento nos valores de mercado das carteiras de investimento que foram, por sua vez, impulsionados pelo rápido aumento das taxas de juro durante o ano.

Veja o ranking aqui:

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ranking: As 30 maiores companhias de seguros europeias cresceram 12%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião