BRANDS' ECO O investimento enquanto fator-chave da poupança

  • BRANDS' ECO
  • 17 Novembro 2023

Tiago Osório, da Universo Sonae explica, em entrevista, a importância do investimento enquanto fator-chave para a poupança.

Tiago Osório, da Universo Sonae, realça o fato do investimento ser um fator-chave para a poupança e para suprir as necessidades financeiras dos portugueses, e tenta desmistificar os medos ainda enraizados quando se fala em poupança associada a investimento.

Porque é que o Universo decidiu expandir a sua oferta para o segmento da Poupança?

O Universo conta hoje com mais de 1 milhão de clientes que utilizam as nossas soluções de cartão de crédito, crédito pessoal e seguros, mas acreditamos que a oferta não estaria completa se não cobríssemos também as necessidades de poupança. Durante meses estudámos o mercado e percebemos que a oferta de produtos de poupança nem sempre colocava os interesses do cliente em primeiro lugar, afastando potenciais investidores.

Fizeram uma parceria com a MAPFRE…

Precisávamos de um parceiro com coragem para desafiar este mercado. A MAPFRE, sendo a 2ª maior seguradora ibérica e com uma grande tradição na gestão de ativos surgiu como o parceiro ideal. Ambos tínhamos a visão de construir um dos melhores produtos de investimento do mercado através do uso da mais recente tecnologia para reduzir os custos.

De que forma é que esta solução de Poupança é diferente de outras soluções existentes no mercado?

O nosso principal objetivo foi trazer mais rentabilidade ao cliente face a outras soluções. Focámo-nos em reduzir significativamente os custos totais de gestão face aos cobrados pela banca tradicional e em construir um produto com benefícios fiscais. O produto Universo tem custos totais de 1,2% ao ano e uma redução de 60% no IRS sobre mais-valias para resgates a partir do 8º ano, o que é francamente interessante. Fizemos algumas simulações com produtos de mercado. Por exemplo, se um cliente investir 10.000 euros no nosso produto dinâmico em vez de um fundo multiativos equivalente atualmente oferecido por um dos principais bancos portugueses, ao fim de 10 anos, ganharia mais do dobro apenas pelo efeito dos custos e eficiência fiscal.

Que conselhos daria a alguém que decide começar a fazer investimentos?

Primeiro, deve criar um fundo de emergência equivalente a 6 a 12 meses de despesas e colocar esse montante num depósito bancário ou noutro instrumento que assegure que o dinheiro fica imediatamente disponível. Depois, deve continuar a poupar mensalmente, canalizando os montantes para investimentos em mercados de capitais (ações e obrigações). Inúmeros estudos académicos mostram que investir em mercados financeiros permite aceder a uma rentabilidade superior à inflação e, portanto, esta é a única solução que protege a poupança de cada um.

Considera que este produto é para todos?

É para todas aquelas pessoas que já tenham o seu fundo de emergência e queiram poupar para a reforma, para a entrada para uma casa ou simplesmente para dias cinzentos. Tentámos simplificar ao máximo as mensagens e ajudar o cliente a escolher, respondendo às dúvidas que possa ter durante o processo. O produto foi otimizado no sentido de responder às necessidades de investimento de 99% dos clientes. Tenham eles alta ou baixa literacia financeira e altos ou baixos rendimentos. É o único produto de investimento de que irão precisar.

Considera que fazer investimentos sem a supervisão de especialistas pode ser um risco?

Para fazermos bons investimentos temos de investir em muitos ativos e procurar otimizar fiscalmente as soluções. Um investidor comum não tem tempo nem conhecimento para fazer estes investimentos corretamente e com custos reduzidos. Por isso mesmo, desenhámos um produto que, de forma automatizada, disponibiliza a todos os benefícios de uma gestão financeira até aqui reservada às elites.

Que passos devem dar os interessados em conhecer em detalhe este produto de investimento?

É um excelente momento para começar a poupar, aproveitando o subsídio de Natal. Qualquer cliente pode consultar o nosso site, onde encontra diversos materiais explicativos. A subscrição pode ser feita no site, de forma rápida e simples. Não precisa de ser cliente Cartão Universo. Se tiver alguma dúvida ao longo de todo o processo – apesar da simplicidade e clareza do mesmo – tem também um especialista disponível por telefone.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O investimento enquanto fator-chave da poupança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião