Daniel Adrião é o terceiro candidato a secretário-geral do PS
Há vários anos que Daniel Adrião defende que o secretário-geral do PS não deve ser o candidato a primeiro-ministro e aponta Mário Centeno para candidato dos socialistas nas legislativas.
Pela quarta vez, Daniel Adrião volta a candidatar-se a secretário-geral do PS, para disputar os votos dos socialistas com Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro. O anúncio será feito este sábado.
Há vários anos que Daniel Adrião – crítico de Costa – defende que o secretário-geral do PS não deve ser o candidato a primeiro-ministro. O dirigente socialista defende ainda que o partido devia apostar em Mário Centeno para as próximas eleições legislativas. Ideia que vai ao encontro do que defende António Costa, que sugeriu ao Presidente da República o nome do governador do Banco de Portugal para assumir o cargo de primeiro-ministro interino, para evitar eleições legislativas antecipadas.
No início desta semana, o dirigente socialista – que foi candidato em 2016, 2018 e 2021 – tinha feito saber que estava a ponderar avançar com uma nova candidatura às diretas e disse que iria tomar uma decisão até sábado. Daniel Adrião considera que os dois candidatos conhecidos são “herdeiros do costismo” e têm “falta de ambição reformista”.
No partido tem liderado a oposição interna a António Costa e é membro da Comissão Nacional e da Comissão Política Nacional, desde 2016. Foi consultor de comunicação e jornalista do jornal Semanário. É professor de Ciência Política no ISCTE e CEO da Educanology, uma startup dedicada à inovação educativa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Daniel Adrião é o terceiro candidato a secretário-geral do PS
{{ noCommentsLabel }}