Nuno Antunes: “HDI vai tornar-se rapidamente um ator de referência”

Nuno Antunes relata os planos para a nova sucursal da gigante alemã HDI Global em Portugal. O managing director quer atingir 20 milhões de prémios em 3 anos e envolver mediadores nesse objetivo.

Nuno Antunes, managing director of HDI Global’s Portuguese branch: “Esperamos ultrapassar os 20 milhões de euros de prémios emitidos localmente nos próximos três anos”

Há mais de um ano como Iberia head of Client Strategy e Portugal country manager da HDI, somados aos mais de 20 anos de experiência internacional, Nuno Antunes assumirá o cargo de managing director da nova sucursal em Lisboa da HDI Global. Em entrevista ao ECOseguros, o executivo confessou que a abertura da sucursal é um passo natural para a seguradora, para se aproximar dos clientes e dos parceiros portugueses, que cada vez mais procuram os serviços e produtos da seguradora. Os produtos da HDI global serão replicados na nova sucursal e os destinatários serão empresas industriais de média a grande dimensão ou empresas de serviços, mas a seguradora procurará “incluir também as empresas portuguesas locais e os clientes do mercado médio”.

O que motivou a abertura uma nova sucursal em Portugal?

De facto, a HDI Global opera no mercado português há mais de duas décadas ao abrigo de uma licença Freedom of Services (FoS, ou LPS). A atividade em Portugal tem sido gerida pelo escritório de Madrid. À medida que o negócio foi crescendo, verificamos uma procura cada vez maior dos nossos produtos e serviços, pelo que a nova sucursal em Lisboa é uma evolução natural do portfólio existente e complementará os clientes e a plataforma de corretagem existente na Península Ibérica, permitindo à HDI Global estar muito mais próxima dos seus clientes e parceiros portugueses.

Quais os principais objetivos para a nova sucursal?

A HDI Global está ativa em Portugal há muitos anos, mas apenas no âmbito da Livre Prestação Serviços Europeia (FoS). Com a abertura da sucursal da HDI Global em Portugal, o nosso objetivo é fornecer produtos e serviços de seguros inovadores e personalizados ao mercado local. Isto significa que o extenso portefólio de soluções da HDI Global será replicado em Portugal e incluirá seguros de última geração para Danos Materiais e Perdas de Exploração, Responsabilidades Civis várias, Energia e Construção, Transportes, Cyber e Specialty Lines. Terá também acesso direto à rede de Programas Internacionais da HDI Global e às suas capacidades de Fronting de Cativas e Alternative Risk Transfer. Com mais de 120 anos de experiência no seguro de médias e grandes empresas industriais e de serviços, a HDI Global está confiante de que esta nova sucursal se tornará rapidamente um ator de referência em cada uma destas linhas de produtos a nível local.

Qual é o perfil dos clientes que procuram?

O cliente típico da HDI Global é uma empresa industrial de média a grande dimensão ou uma empresa de serviços, que coloca uma ênfase significativa na Gestão de Risco. Embora o nosso foco tenha sido inicialmente a prestação de serviços às subsidiárias portuguesas de grandes grupos internacionais, agora o nosso foco será cada vez mais alargado para incluir também as empresas portuguesas locais e os clientes do mercado médio.

Esperamos ultrapassar os 20 milhões de euros de prémios emitidos localmente nos próximos três anos, com um Return on Equity (RoE) em linha com os objetivos estratégicos da HDI Global.

Nuno Antunes, managing director of HDI Global’s Portuguese branch

Quais são as previsões para o volume de prémios emitidos?

A HDI Global Portugal tem ambições de crescimento sustentável e rentável. Esperamos ultrapassar os 20 milhões de euros de prémios emitidos localmente nos próximos três anos, com um Return on Equity (RoE) em linha com os objetivos estratégicos da HDI Global.

Quais foram os tipos de prémios de seguros mais vendidos até agora no escritório?

O nosso principal produto no mercado português tem sido, até à data, os seguros de Património e Responsabilidade Civil e não esperamos que isso mude num futuro próximo. No entanto, em breve estaremos a oferecer um conjunto completo de outras linhas de negócio e produtos em linha com a nossa oferta global.

Quais são os produtos inovadores que estão a tentar desenvolver?

Alguns dos nossos produtos mais sofisticados que iremos trazer para o mercado estão relacionados com soluções de Fronting de Cativas e outros serviços, capacidades de Programas Internacionais e uma oferta de Transferência Alternativa de Riscos (como paramétricos, Cativas Virtuais e seguros e resseguros multi-linha).

Quais são os produtos que a HDI vai comercializar em Portugal (inovadores e tradicionais)?

Em Portugal, iremos inicialmente focar-nos sobretudo em Danos Materiais e Perdas de Exploração, Obras e Montagens / Construção e Responsabilidade Civil. À medida que o negócio for crescendo, continuaremos também a expandir a nossa atual plataforma de Specialty Products, tais como D&O (Responsabilidade Civil de Administradores e Diretores), Responsabilidade Civil Profissional e Contaminação de Produtos, entre outros.

Além disso, à semelhança do que já acontece noutros países, tornaremos as capacidades da nossa Rede de Programas Internacionais mais visíveis para o mercado local e poderemos também ajudar os clientes locais com soluções alternativas de transferência de riscos.

Quais serão os canais de distribuição que a HDI irá utilizar em Portugal?

Dada a natureza e dimensão dos nossos clientes, o principal canal de distribuição será, sem dúvida, os corretores e agentes de Seguros, mais concretamente os corretores que se ocupam dos grandes clientes e do segmento de mid-market no país.

Como é que a HDI pretende diferenciar-se da concorrência?

O nosso foco será oferecer aos nossos clientes e parceiros de negócio soluções inovadoras, solidez de capital, estabilidade, competência técnica e um serviço fiável – independentemente de operarem internacionalmente ou apenas em Portugal.

Para além disso, o progresso tecnológico é sempre acompanhado de riscos. A HDI Global assume-se como um parceiro na transformação dos seus clientes e apoia-os na assunção e gestão desses riscos. Desta forma, a HDI Global ajuda a tornar realidade as visões empresariais para um mundo melhor.

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