5 coisas que vão marcar o dia
Dia fica marcado pela divulgação de um leque de indicadores pelo INE e pela votação global da proposta do OE 2024. Lá fora, Fed prepara-se para dar sinais sobre a trajetória de juros nos EUA.
Depois de uma maratona de debates na especialidade, o Orçamento do Estado para 2024 chega à reta final com a votação global no Parlamento agendada para as 10h. O dia fica marcado pela divulgação de um conjunto de indicadores macroeconómicos pelo INE e ainda pela avaliação do Conselho das Finanças Públicas das contas públicas. Destaque para a Reserva Federal que se prepara para dar sinais sobre a trajetória da política monetária nos EUA.
Parlamento aprova proposta do Orçamento do Estado para 2024
O dia fica marcado pela votação global da proposta de Orçamento do Estado para 2024, a última apresentada pelo Governo (demissionário) de António Costa. Durante quatro dias houve uma maratona de debates na espacialidade que levaram a alterações no OE 2024. Graças à maioria absoluta do PS, o documento deverá ser aprovado ainda que não conte com a aprovação de mais nenhum partido.
INE divulga indicadores
O dia fica marcado pela divulgação de um conjunto de indicadores pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Começará pelas 9h30 com a divulgação do inquérito de conjuntura às empresas e aos consumidores, relativos a novembro. Depois seguem-se as estimativas mensais de emprego e desemprego e o índice de volume de negócios, emprego e remunerações, ambos referentes a outubro. Por fim, o INE dará conta da estimativa provisória para as tábuas de mortalidade em Portugal (2021-2023).
“Livro Bege” da Fed dá sinais sobre a economia
Esta quarta-feira, a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) divulga os dados mais recentes sobre a economia norte-americana. Publicado oito vezes por ano, o “Livro Bege” apresenta o resumo das condições e atividade económica do país, com base no reportado pelos diferentes bancos centrais federais.
Conselho das Finanças Públicas avalia contas públicas
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) publica esta quinta-feira o documento com as Riscos Orçamentais e Sustentabilidade das Finanças Públicas 2023. O último relatório foi publicado em 2021, e na altura o CFP alertava que o crescimento da produtividade em Portugal é identificado como o principal risco macroeconómico no longo prazo.
Ibersol apresenta contas
A dona das cadeias de restauração Pizza Hut e KFC prepara-se para apresentar esta quarta-feira as contas referentes aos primeiros nove meses do ano. No primeiro semestre, a Ibersol registou lucros de 3,1 milhões de euros nas suas operações, uma subida de 276,7% em relação ao mesmo período de 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}