O poder da identidade corporativa e da marca na mediação de seguros

  • João Veiga
  • 10 Dezembro 2023

João Veiga, fundador e CEO da Elysian Consulting, defende que também as marcas de mediação precisam ser construídas e trabalhadas. E explica como, os passos a dar e os raciocínios a fazer.

Quando observamos o mercado da mediação de seguros, é difícil entender o que diferencia a maioria destas empresas umas das outras e qual o valor acrescentado que cada uma apresenta face aos seus concorrentes. Esta situação deve-se ao facto de que ainda são poucas as empresas de mediação de seguros que têm uma estratégia de comunicação e definição de marca que sustenta a sua diferenciação.

Num mercado saturado de produtos e serviços, a identidade corporativa e a marca são ferramentas essenciais para se distinguir uma empresa de outra. E não basta ter um logótipo ou um “slogan” atrativo; a identidade corporativa e a marca têm de ser portadores da essência e dos valores da empresa.

Definição de Identidade Corporativa e Marca

A identidade corporativa é a representação visual e sensorial dos valores, cultura e personalidade de uma empresa, aquilo a que eu gosto de chamar o “ADN da empresa”. A isto, adicionamos outros elementos como o logótipo da empresa, cores e design das suas comunicações (ex.: cartas, e-mails, apresentações, …), que criam uma identidade visual coesa e reconhecível.

A marca não é só visual; ela tem de incluir toda a experiência que um cliente tem com a empresa, desde o momento em que encontra a marca pela primeira vez e durante todas as interações que tem com a empresa depois de já ser seu cliente. Uma marca é construída com base na confiança, reputação e na conexão emocional que um cliente forma com uma empresa.

A Importância da Identidade Corporativa e da Marca

  • Diferenciação: num mercado em que a concorrência é muita, uma forte identidade corporativa e marca ajudam as empresas de mediação a se destacarem. Uma marca bem trabalhada cria uma identidade única e memorável que distingue a empresa dos concorrentes;
  • Consistência: Uma identidade corporativa coesa garante que todos os pontos de contacto com o cliente, seja o website, as redes sociais ou as lojas físicas, transmitam uma mensagem consistente. Essa consistência gera confiança e familiaridade entre os clientes;
  • Confiança e Credibilidade: Uma marca forte fomenta a confiança e a credibilidade, pois os clientes são mais propensos a escolher uma marca que reconhecem e confiam;
  • Fidelização do cliente: Uma experiência de marca positiva leva à fidelidade do cliente. Clientes fiéis fazem compras repetidas, tornam-se defensores da marca, espalhando a palavra para sua rede, trazendo novos clientes;
  • Atrair Talento: Uma identidade corporativa e uma marca atraentes não só atraem clientes, mas também talentos. As pessoas querem trabalhar para empresas com uma identidade forte e uma imagem de marca positiva;
  • Valor e Preço: Uma marca bem posicionada pode justificar preços mais altos. Os clientes geralmente estão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços associados a uma marca respeitável e confiável.

Passos para a criação de uma forte Identidade Corporativa e Marca

Em primeiro lugar é preciso de conhecer duas coisas: qual é o público-alvo e qual é a concorrência nesse mesmo segmento. Quanto ao público-alvo, o mediador de seguros necessita de conhecer quais são as suas necessidades, desejos e principais objeções. Quanto à concorrência, há que avaliar quem são os concorrentes que se dirigem ao mesmo segmento, se têm um perfil de oferta semelhante e como operam e comunicam.

Feita esta análise, há que avaliar como adaptar a identidade e marca para que estejam alinhadas com esse público-alvo e se diferenciem da concorrência, tendo sempre em conta os valores e a missão da empresa. A identidade corporativa e a marca devem ser o reflexo dos valores fundamentais e da missão da empresa, ou seja, que valores defende e o que pretende alcançar.

Depois vem a identidade visual. Deve ser desenvolvida uma identidade visual consistente, incluindo logótipos, esquemas de cores e design das comunicações, que estejam alinhados com a personalidade e a mensagem que pretende transmitir com a sua marca. É fundamental que a sua marca esteja consistentemente representada em todas as plataformas e materiais, desde o seu website e redes sociais até materiais de marketing e espaços físicos. Criar uma história de marca atraente e que se conecte com seu público-alvo a um nível emocional é de extrema importância: as histórias são memoráveis e ajudam os clientes a se relacionarem com a sua marca.

E por último, mas não menos importante, vem a experiência do cliente na sua relação com a empresa de mediação de seguros. Toda a equipa e todas as ferramentas de contacto online têm de estar preparadas para oferecer a experiência mais positiva possível a cada cliente e em cada ponto de contacto, não só desde a primeira vez que existe uma interação mas durante toda relação após se tornar cliente.

Conclusão

Cada empresa de mediação de seguros tem de encontrar a sua identidade própria, analisando em profundidade o seu “ADN”, identificando onde pode estar a sua diferenciação face aos concorrentes e adequando os meios e a forma de comunicar a essa identidade. A identidade corporativa e a marca são elementos dinâmicos que tem de evoluir com o crescimento da sua empresa e com a mudança de dinâmica do mercado. Para construir uma identidade e uma marca fortes, é necessária uma análise cuidadosa do seu público-alvo e a entrega consistente de uma experiência única e positiva ao cliente. Num mundo onde a confiança e a diferenciação são primordiais, uma poderosa identidade corporativa e uma marca são elementos-chave para o sucesso.

  • João Veiga
  • Founder & CEO da Elysian Consulting

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