Turismo quer “já” pacto de regime entre PSD e PS para novo aeroporto
Confederação do Turismo de Portugal critica ausência de uma solução para o médio prazo no relatório da Comissão Técnica Independente.
A Confederação do Turismo de Portugal considera que país estará dez anos ou mais sem novo aeroporto e critica a Comissão Técnica Independente (CTI) por não propor uma solução que reforce a capacidade aeroportuária no médio prazo. Dada a urgência da decisão, pede que PSD e PS façam “já” um pacto de regime.
A Comissão Técnica Independente (CTI) entregou esta terça-feira o relatório com a avaliação das opções estratégicas para o reforço da capacidade aeroportuária de Lisboa. A conjugação da Portela com uma nova infraestrutura em Alcochete foi apontada como a solução mais vantajosa, tendo em conta os vários critérios analisados.
Uma solução que não satisfaz a Confederação do Turismo de Portugal (CTP). “Ontem a CTI apresentou um relatório para o longo prazo onde apresenta as opções para a localização do novo aeroporto. Entre as opções prevê-se que este possa localizar-se numa infraestrutura inexistente, pelo que não iríamos ter novo aeroporto nos próximos 12 ou 15 anos“, observa em comunicado.
A entidade liderada por Francisco Calheiros considera ainda “um erro”, o facto de o relatório não prever uma solução para o médio prazo. “Não podemos estar 10 anos ou mais a ver o problema aeroportuário a agravar-se”, afirma. A CTI estima no relatório que a primeira pista no Campo de Tiro de Alcochete pode estar concluída em sete anos.
Sublinhando que o relatório não é vinculativo, a CTP apela aos decisores políticos que ajam de imediato, para o país não ficar mais tempo à espera por “uma decisão, que já devia ter sido tomada há mais de 50 anos”.
“Porque há uma decisão política a tomar, a CTP gostaria que os dois maiores partidos, PSD e PS, fizessem já um pacto de regime que tenha como prioridades temas que vão para lá de uma legislatura. Desde logo a decisão sobre o novo aeroporto, assim como a TAP”, afirma o comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Turismo quer “já” pacto de regime entre PSD e PS para novo aeroporto
{{ noCommentsLabel }}