BdP coloca em consulta pública novo reporte sobre branqueamento de capitais
O modelo, em consulta pública até dia 23 de janeiro de 2024, é o que as entidades financeiras sujeitas à supervisão do Banco de Portugal devem enviar ao regulador anualmente.
O Banco de Portugal (BdP) colocou esta quinta-feira em consulta pública um novo modelo de reporte anual em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.
De acordo com o comunicado divulgado pelo supervisor bancário, o projeto para a definição do novo modelo de reporte anual em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo (RPB) estará em consulta pública até ao dia 23 de janeiro de 2024.
Este é o modelo que as entidades financeiras sujeitas à supervisão do Banco de Portugal devem enviar ao regulador anualmente.
O BdP considera que a estrutura atual do reporte é “complexa” e suscita “dificuldades no tratamento dos dados recolhidos”, pelo que propõe “a respetiva restruturação, em termos que se consideram mais adequados à avaliação pelo Banco de Portugal do risco associado à entidade financeira reportante e à qualidade das políticas, procedimentos e controlos para prevenir o BC/FT”.
Os contributos à consulta pública deverão ser enviados ao BdP utilizando o ficheiro disponibilizado para o efeito pela instituição, através do endereço de correio eletrónico averiguacao.accao.sancionatoria@bportugal.pt.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BdP coloca em consulta pública novo reporte sobre branqueamento de capitais
{{ noCommentsLabel }}