CEO da Altice responde a Cadete de Matos. “Do regulador espera-se uma atuação isenta”
Depois das críticas de Cadete de Matos, que está de saída da Anacom, a CEO da Altice diz-se surpreendida, contesta os números e denuncia a falta de isenção do presidente cessante da Anacom.
O presidente cessante da Anacom, Cadete de Matos, fez uma análise ao estado do setor e afirmou, num encontro com jornalistas, que a Meo tem ficado para trás no investimento na melhoria das redes em comparação com a Nos e Vodafone. Em resposta na rede Linkedin, Ana Figueiredo revelou estar surpreendida com afirmações do ainda presidente e, num tom crítico, acusa-o de falta de isenção no desempenho das funções. “de um regulador espera-se uma atuação isenta e transparente, aspetos que não foram tido em consideração nas declarações proferidas”.
O que disse João Cadete de Matos? A Nos e a Vodafone têm conseguido melhorar a cobertura de rede móvel nos últimos dois anos, segundo o presidente da Anacom. Mas a Meo tem ficado para trás, pois “não tem investido ao mesmo ritmo” do que as concorrentes, afirmou o responsável do regulador das comunicações. “Os dois operadores estão, de facto, a ser capazes de melhorar a cobertura”, defendeu o ainda presidente do regulador das comunicações. Já a operadora da Altice Portugal não comprou tanto espetro no leilão do 5G quanto as concorrentes e também não tem investido ao mesmo ritmo, disse o presidente da Anacom. Ressalvando que os estudos à cobertura que o regulador tem feito em vários concelhos não mostram “nenhum operador que se destaque”, Cadete de Matos frisou que, “em termos globais, a Meo não tem investido ao mesmo ritmo” e, no caso desta empresa, “essa melhoria não aconteceu”.
“Não tenho por hábito comentar declarações públicas de entidades reguladoras. No entanto, não posso deixar de mostrar a minha surpresa pelas últimas declarações do Presidente cessante da Anacom sobre o nível de investimento da Meo, quanto ao teor e ao timing das mesmas“, escreveu Ana Figueiredo neste comentário no Linkedin. E a gestora da Altice cita alguns dados para contrariar a versão de João Cadete de Matos. “A Meo é a operadora que mais investiu em redes de última geração, com uma cobertura de fibra de 90% das casas dos portugueses e 95% de cobertura em 5G” e “a Meo é a operadora que mais investe em R&D em Portugal, com maior número de patentes internacionais registadas, exportando tecnologia portuguesa para vários continentes”.
“De acordo com os princípios orientadores definidos pela própria Anacom, de um regulador espera-se uma atuação isenta e transparente, assente na excelência e no rigor técnico, apoiada na competência, no profissionalismo e na melhoria contínua, antecipando a evolução do setor e do mercado, aspetos que não foram tidos em consideração nas declarações proferidas”, concluiu a gestora.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CEO da Altice responde a Cadete de Matos. “Do regulador espera-se uma atuação isenta”
{{ noCommentsLabel }}