OPA da Sonae sobre finlandesa Musti decorre entre 18 de dezembro e 5 de fevereiro

A oferta, anunciada no passado dia 29 de novembro, deverá estar concluída até ao final do primeiro trimestre do próximo ano.

A Oferta Publica de Aquisição (OPA) lançada pela Sonae sobre a empresa nórdica de produtos para animais de estimação Musti arranca na próxima segunda-feira, dia 18 de dezembro, e decorre até dia 5 de fevereiro, adiantou a empresa em comunicado. A oferta deverá ficar concluída no primeiro trimestre de 2024.

A Sonae anunciou no passado dia 29 de novembro o lançamento de uma OPA sobre a Musti, num consórcio com três membros do conselho de administração da empresa, propondo-se pagar 26 euros por cada ação da companhia nórdica, uma contrapartida que avalia a empresa cotada na bolsa de Helsínquia em 868 milhões de euros.

Segundo o comunicado enviado pela empresa portuguesa, o prazo da oferta termina a 5 de fevereiro, a não ser que seja “prorrogado pela Oferente de acordo com os termos e condições da Oferta incluídos no Documento da Oferta”, sendo que “qualquer possível extensão do Período da Oferta será comunicada pela Oferente através de um comunicado dirigido ao mercado”.

A operação está a ser realizada através da Flybird Holding Oy, uma empresa constituída na Finlândia, em consórcio com Jeffrey David, presidente do conselho de administração da Musti, Johan Dettel, membro do conselho de administração, e o CEO David Rönnberg.

Conselho de administração recomenda vender na OPA

Ainda esta semana, a administração da finlandesa Musti recomendou por unanimidade aos acionistas que aceitem as condições da OPA lançada pela Sonae. Os membros da administração, que não estão envolvidos na operação, consideram a contrapartida de 26 euros “justa”, adiantando ainda que não identificaram interesse de outras empresas para avançarem com ofertas concorrentes.

“O Conselho de administração da Musti considera que a Oferta e o preço da Oferta são, nas circunstâncias prevalecentes, justos para os acionistas da Musti”, divulgou a empresa num comunicado, acrescentando que “os membros do Conselho da Musti que participaram da consideração e tomada de decisão sobre as implicações da Oferta e desta declaração na Musti recomendam por unanimidade que os acionistas da Musti aceitem a Oferta”. O mesmo comunicado esclarece que os membros da administração que participam no consórcio, Jeffrey David e Johan Dettel, não tiveram qualquer participação nesta recomendação.

O preço da oferta, de 26 euros por ação, a liquidar em dinheiro, representa um prémio de 27,1% face ao preço de fecho das ações na bolsa de Helsínquia na véspera do anúncio da OPA (20,46 euros); e de 40,4% face ao preço médio de negociação ponderado pelo volume nos últimos seis meses (18,51 euros).

Segundo o comunicado, a administração “investigou anteriormente de forma confidencial oportunidades estratégicas para a empresa juntamente com a Jefferies GmbH, mas nenhuma dessas oportunidades progrediu”. Na sua recomendação aos acionistas, a administração nota ainda que, à data da declaração, a probabilidade de existirem ofertas concorrentes à da Sonae era “limitada”.

A OPA deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2024, estando a conclusão da oferta dependente da aprovação por parte das autoridades regulatórias e da concorrência, assim como da obtenção do controlo de mais de 90% das ações e dos direitos de voto na Musti.

A Sonae reservara-se o direito de comprar ações da empresa antes, durante e após o período da oferta. Desde o anúncio da oferta, a Sonae comprou 861.806 ações da Musti. O preço mais elevado pago nestas aquisições foi de 26 euros, o mesmo preço da OPA.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPA da Sonae sobre finlandesa Musti decorre entre 18 de dezembro e 5 de fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião