EIOPA lançou base de dados sobre catástrofes naturais
O incêndio florestal de Pedrógão Grande em 2017 é um dos três eventos catastróficos cujas perdas seguradas constam no ‘data hub’ europeu.
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões europeia (EIOPA) lançou o “Catastrophe data hub”, uma fonte aberta de dados sobre os riscos de catástrofes a nível europeu, avançou a autoridade.
O incêndio florestal de Pedrógão Grande de 2017 em Portugal é um dos eventos cujos dados de perdas seguradas constam na base de dados pública. Os outros dois eventos são, nomeadamente, as inundações de junho de 2013, que afetaram a República Checa, na Alemanha, na Suíça, Hungria e na Áustria e a tempestade Ciara em 2020, que atingiu a Europa central, assim como dados acerta da exposição a catástrofes naturais para vendavais e inundações.
Os dados agregados irão beneficiar o setor segurador por ter acesso a dados sobre perdas por sinistros e de uma visão completa do mercado. De acordo com a autoridade europeia, esta ferramenta irá promover um maior desenvolvimento dos modelos de seguros para catástrofes.
Na base de dados, consta informação sobre a exposição segurada de edifícios, residências e espaços comerciais a inundações e tempestades e, acerca das perdas seguradas, revelando as perdas seguradas comunicadas pelas companhias e grupos de seguro da amostra.
Segundo a presidente da EIOPA, Petra Hielkema a “bases de dados e modelos são necessários para melhorar a avaliação dos riscos para a sustentabilidade”. “A EIOPA continuará a apoiar as autoridades de supervisão e as seguradoras europeias com conhecimentos especializados, estudos, ferramentas e dados. Tal permitirá uma melhor avaliação e supervisão dos riscos de catástrofe”, disse no seu discurso de abertura na Conferência de Sustentabilidade Financeira 2023”.
Importa salientar que foram usados dados sobre 35 grupos europeus de seguradoras expostos a incêndios e outros danos em bens imóveis para a construção da base de dados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EIOPA lançou base de dados sobre catástrofes naturais
{{ noCommentsLabel }}