INE calcula que prémios dos seguros de saúde aumentaram 6,7% este ano
O índice oficial que mede a inflação em Portugal considera que o setor segurador apenas contribuiu com 1,2% para a subida de preços registada este ano. Os prémios dos seguros de saúde subiram mais.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), elaborado pelo INE, revelou que nos últimos 12 meses até novembro último, o preço dos seguros de saúde aumentou 6,7%, valor superior aos 1,2% apurado para todo o conjunto da classe seguros.
No caso dos seguros, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) desagrega a análise em quatro classes para registar o aumento real dos preços junto do consumidor. O cálculo incide sobre a taxa de serviço cobrada pelas empresas de seguros. Essa taxa é calculada subtraindo aos prémios brutos dos seguros e prémios suplementares as indemnizações e a variação das reservas atuariais.
Assim, comparando dezembro de 2022 e novembro de 2023, o INE apurou que os seguros relacionados com a Habitação (em que se incluem os multirriscos) aumentaram prémios em 1,2% e nos relacionados com Transporte (inclui seguro automóvel) em -0,4 %. Os preços dos seguros relacionados com a saúde subiram 6,7% no último ano, enquanto todos os outros seguros, englobados na mesma classe, permaneceram com preços quase inalterados.
No caso de todos os seguros, o INE considera que o seu contributo para o aumento generalizado de preços do último ano foi de apenas 1,2%.
Já dados da Associação Portuguesa de Seguradores indicam que o valor dos prémios de seguros de Saúde, aumentaram 16,5% em valor entre janeiro e outubro deste ano relativamente ao ano passado. Deduzindo os 6,7% relativo ao valor de inflação registado pelo INE, poderá deduzir-se que o aumento em volume do ramo saúde estará em cerca de 10% em 2023.
Este IPC do INE tem como base 100 o ano de 2012. Comparando os valores atuais com o início da contagem, há 11 anos, o conjunto dos prémios de seguros aumentaram apenas 2,6%. Na classe habitação os prémios aumentaram 9,2%, em Saúde o aumento foi de 36,4% e na classe transportes o valor decresceu 3,2% na última década.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
INE calcula que prémios dos seguros de saúde aumentaram 6,7% este ano
{{ noCommentsLabel }}