Lloyd’s paga indemnização milionária por Maduro apreender petróleo
Sindicato da Lloyd´s of London irá pagar indeminização de 54 milhões de euros à petrolífera Citgo por apreensão de barris de petróleo pelo governo de Maduro na Venezuela.
O júri do tribunal federal de Manhattan, nos EUA, decidiu que o sindicato da Lloyd´s of London terá que pagar mais de 54 milhões de dólares (cerca de 49 milhões de euros) à Citgo Petroleum Corp por considerar que a apreensão de um milhão de barris de petróleo pelo governo venezuelano de Nicolás Maduro está coberto pela apólice de seguro, avança o Insurance Business.
A Citgo Petroleum Corp é uma empresa de refinação, distribuição e revenda de petróleo e produtos derivados sediada nos EUA que comprou o petróleo, que foi apreendido, em 2019 à empresa petrolífera nacional venezuelana Petróleos de Venezuela SA, ou PDVSA, controlada pelo presidente Nicolás Maduro.
Os barris foram apreendidos pelas forças fiéis ao presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela quando estavam a ser transportados num navio petroleiro. Posteriormente, o petróleo foi descarregado no terminal petroleiro controlado pela PDVSA. Esta foi uma das respostas de Maduro ao reconhecimento de Guaidó como representante legítimo da Venezuela pelos EUA e à imposição de novas restrições ao país e à PDVSA – tornados públicos quando o petróleo ainda estava a ser transportado.
Uma vez o petróleo longe da Citgo, esta comunicou as suas perdas à seguradora para receber uma indemnização. No entanto havia uma diferença na interpretação dos acontecimentos entre as duas empresas. A Citgo considera que a apólice assinada com o sindicato de Lloyd´s of London cobre perdas sofridas por resultarem de apreensões decorrentes de insurreições. Mas o sindicato contestou por considerar que a turbulência política não equivalia a insurreição e que a apreensão resultou da empresa não ter pago pelo petróleo. O tribunal decidiu a favor da Citgo por considerar que a apreensão resultou da agitação em torno das eleições venezuelanas que, segundo o tribunal, constituem insurreição.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lloyd’s paga indemnização milionária por Maduro apreender petróleo
{{ noCommentsLabel }}