A Bundesliga aprova a entrada de um fundo para a comercialização de seus direitos audiovisuais

  • Servimedia
  • 15 Dezembro 2023

O futebol alemão junta-se a outras ligas, como a LALIGA em Espanha, que foi pioneira ao assinar uma parceria de 2 bilhões de euros com a CVC para impulsionar o crescimento de seus clubes.

Embora ainda não tenha fechado acordo com nenhum, Advent, Blackstone, CVC e EQT são os que apresentaram ofertas não vinculativas.

O futebol profissional alemão, ou seja, os clubes da Bundesliga e da segunda divisão alemã, votaram a favor da entrada de um fundo de investimento que participe da gestão dos seus direitos audiovisuais, segundo a agência Reuters. Ao todo, 24 dos 36 clubes concordaram com a proposta da Deustche Fussball League (DFL).

Dessa forma, a Bundesliga segue o caminho iniciado pela LALIGA com seu acordo pioneiro com a CVC para lançar o projeto LALIGA Impulso, que permite atualmente aos clubes espanhóis acelerar seu crescimento em diferentes áreas, como infraestrutura ou comercialização, por meio de um aporte financeiro de quase 2 bilhões de euros.

Um sistema ao qual a França também aderiu recentemente, também com a CVC, com um acordo que proporciona ao futebol profissional francês 1,5 bilhão de euros para a exploração dos direitos audiovisuais da liga francesa.

Nesse sentido, o acordo na Alemanha implica que o futuro parceiro da Bundesliga poderá receber até 8% das receitas comerciais geradas por uma sociedade criada especialmente para esse propósito, com duração de 20 anos. Receitas que estão avaliadas entre 900 e 1.000 milhões de euros, embora possam variar dependendo das negociações posteriores com o investidor escolhido. Até o momento, Advent, Blackstone, CVC e EQT são os fundos que apresentaram ofertas não vinculativas para fazer parte dessa sociedade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Bundesliga aprova a entrada de um fundo para a comercialização de seus direitos audiovisuais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião