Mais de 800 médicos do SNS reformaram-se em 2023
Este ano reformaram-se 822 médicos, mais 40 do que no ano anterior, ou seja, um aumento de 5%. A previsão é que o número de aposentações continue a aumentar nos próximos dois a três anos.
Mais de 800 médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) reformaram-se este ano, ultrapassando as previsões do Governo e batendo recorde da última década. Segundo avança o Público (acesso condicionado), em 2023 reformaram-se 822 médicos, mais 40 do que no ano anterior, ou seja um aumento de 5%.
Este valor ultrapassa a previsão do Governo, que, segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde de 2019, apontava para que menos de 700 profissionais saíssem do ativo este ano. A previsão é que o número de aposentações continue a aumentar nos próximos dois a três anos.
Para o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Xavier Barreto, estes números não são uma surpresa. “Sabíamos que isto ia acontecer, infelizmente era previsível, tínhamos estudos que indicavam que o pico de aposentações iria acontecer por esta altura, mas não nos preparámos para isto”, lê-se.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de 800 médicos do SNS reformaram-se em 2023
{{ noCommentsLabel }}