Hoje nas notícias: Jovens emigrantes, estágios e KPMG
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Milhares de jovens portugueses decidem emigrar. KPMG pode estar em vias de regressar à posição de auditora do BCP. Estas e outras notícias estão em destaque nas manchetes nacionais esta sexta-feira.
30% dos jovens nascidos em Portugal emigraram
Cerca de 30% dos nascidos em Portugal com idades entre os 15 e os 39 anos decidiram emigrar. Segundo a estimativa do Observatório da Emigração, esta percentagem corresponde a mais de 850 mil pessoas. Portugal é o país com a taxa de emigração mais alta da Europa e uma das maiores do mundo. O pico da emigração deu-se entre 2010 e 2019. No total, há cerca de 2,3 milhões de portugueses a viver lá fora, dos quais 70% têm entre 15 e 39 anos.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
KPMG bem posicionada para ganhar contrato de auditoria do BCP
A Deloitte vai deixar em breve de rever as contas do Banco Comercial Português (BCP) e, na disputa pelo maior contrato de auditoria da banca está a KPMG e a EY. Segundo o Expresso, a KPMG é a auditora que lidera a corrida.Em causa está um contrato que deu cerca de cinco milhões de euros de receita à Deloitte. Caso a KPMG vença o concurso, será um regresso ao BCP, uma vez que esteve nessa posição durante 30 anos, tendo saído após a condenação no caso BES e depois do escândalo em torno das offshores no próprio BCP.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Portugal quer três mil milhões do BEI para alta velocidade
Cerca de três mil milhões de euros é o valor de financiamento que Portugal está a tentar assegurar junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) para o empreendimento da alta velocidade. Este financiamento, direto ou indireto, será para utilizar na primeira fase do projeto do TGV, que integra os troços Porto-Oiã (Aveiro) e Oiã-Soure. O Negócios avança ainda que os responsáveis do BEI estarão em Portugal na próxima semana numa visita em trabalho, deslocando-se ao terreno e para reuniões com autarquias.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Candidaturas aos estágios do IEFP abrem a 9 de fevereiro com 100 milhões de euros
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai abrir no dia 9 de fevereiro novas candidaturas para o programa de estágios Ativar.pt. Este programa destina-se a jovens desempregados até aos 30 anos ou 45 anos, em casos específicos. O valor das verbas para o programa vai duplicar face à última vaga de candidaturas em setembro, sendo a dotação atual de 100 milhões de euros. As candidaturas decorrem até se esgotar a dotação.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Ricardo Silva Oliveira avança com dez milhões para investir na Global Media
A Nobias European Studio (NES), liderada por Ricardo da Silva Oliveira, tem interesse em investir cerca de dez milhões de euros num aumento de capital da Global Media. Assim, ficaria com 51% do capital da dona do JN, DN e TSF. Ricardo da Silva Oliveira, mais conhecido por liderar a Federação Portuguesa de Padel e por se ter candidatado à presidência do Sporting, está ainda disponível para investir mais dois milhões para estabilizar a tesouraria do grupo, mas isso dependerá de due dilingence.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Jovens emigrantes, estágios e KPMG
{{ noCommentsLabel }}